GRADUAÇÃO NO EXTERIOR: QUAL DESTINO DEVO ESCOLHER?

Compartilhar:

Escolher o destino da sua graduação no exterior é uma das principais etapas do seu intercâmbio. Afinal, cada destino oferecerá diferentes oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais.

Hoje te apresentarei as principais características de destinos como Estados Unidos, Canadá, Europa e Reino Unido. Seja qual for o seu perfil de estudante, certamente um deles será a escolha ideal para você fazer uma faculdade em outro país. Vamos nessa?

The American Dream: Graduação nos Estados Unidos 

graduação nos estados unidos

Maior economia do mundo, os EUA são um dos destinos mais procurados para graduação no exterior. Lar de muitas das 100 melhores universidades do planeta, o país sem dúvidas dita tendências em cultura, como também em tecnologia e educação.  

As universidades são públicas ou privadas e oferecem uma extensa lista de áreas de estudo, dando aos estudantes a chance de avançar em suas carreiras, além de desenvolvê-los pessoal e profissionalmente. 

Outra característica importante das universidades americanas é a flexibilidade e possibilidade de graduar em duas ou mais áreas totalmente diversas, como por exemplo Administração com foco em Música.

Além disso, as universidades americanas são conhecidas pelas bolsas de estudos, oferecidas aos estudantes através do mérito acadêmico, esportivo ou por diversidade de nacionalidade. 

faça graduação nos estados unidos

Saint Louis University, em Saint Louis, no Estado de Missouri

Muitos não sabem, mas alguns programas de graduação no país também oferecem a possibilidade de trabalhar nos Estados Unidos. Programas de Graduação e Mestrado oferecem a permissão de trabalho de até 20 horas semanais dentro do campus.

Após a conclusão dos estudos, pode-se também solicitar o OPT (Optional Practical Training). Dessa forma, o estudante coloca em prática o conhecimento e pode ter de um até três anos de permissão de trabalho remunerado.  

Para pessoas cosmopolitas: Graduação no Canadá

Escolha o Canadá para a sua graduação

O Canadá é uma nação multicultural, sobretudo calorosa e acolhedora. Está constantemente entre os 10 principais países com o melhor índice de qualidade de vida

A graduação no Canadá é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade, diversidade de programas e oportunidades durante e após a conclusão dos estudos.

O estudante universitário pode optar por realizar seus estudos com foco em pesquisa dentro de uma universidade ou no mercado de trabalho em um college, dependendo do interesse. 

Outra característica que colocou o Canadá como um dos principais destinos para fazer graduação no exterior é a possibilidade de trabalho e programas de imigração.

estudante de Ensino Superior no Canadá quando cursa um programa de mais de 26 semanas, podendo ser de níveis de Graduação ou Pós, tem permissão para trabalhar por até 20 horas semanais e 40 horas durante as férias.

Depois de concluir os estudos, pode-se solicitar o Post Graduate Work Permit (PGWP), a permissão de trabalho para graduados de instituições públicas com duração de um a três anos. 

Graduação no Exterior ao estilo tradicional: Europa

Bandeira da União Europeia

A Europa é um destino conhecido por possuir as instituições mais tradicionais e inovadoras do mundo. Onde a multinacionais constroem parcerias com universidades, com o intuito de promover networking entre os estudantes e profissionais conceituados.

Optar por fazer uma faculdade na Europa lhe dará fácil locomoção entre os países do continente, assim como usufruir de um ótimo sistema de transportes e comum acordo entre os países da União Europeia. 

Faça graduação na Alemanha

EU Business School, em Munique, na Alemanha

Os estudantes também podem ter a permissão para trabalhar na Europa. Na Irlanda, cursos a partir de 25 semanas, possibilitam que o estudante trabalhe por 20h semanais enquanto estuda e 40h durante as férias.  

Além disso, concluindo um Bacharelado ou Mestrado na Europa, o estudante pode receber uma permissão de trabalho de 40h semanais por não um, mas dois anos, dependendo do programa.

Na Alemanha, Espanha, França, Holanda e Itália, programas com duração a partir de um ano possibilitam o trabalho de 16h a 20h semanais durante o curso.

Após a conclusão de uma Graduação ou Mestrado, é possível aplicar para uma permissão de trabalho de até 12 meses na Espanha e Holanda ou de até 18 meses na Alemanha. 

Graduação no Exterior: Porque escolher o Reino Unido?  

Londres é uma cidade com universidades muito renomadas

Formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, o Reino Unido de fato tem forte reputação em educação e pesquisa. As universidades proporcionam aos seus estudantes o contato com muitos dos melhores professores do mundo, uma vez que diversos deles ganhadores de prêmios Nobel. 

O Reino Unido conta com pelo menos 50 cidades universitárias que são atrações por si só. Algumas das universidades mais antigas do mundo estão na região, usadas muitas vezes como locais de filmagens de filmes e séries. 

Além disso, os estudantes também possuem a permissão de trabalho no Reino Unido enquanto estudam. Vale destacar que, após a conclusão de Graduação ou Mestrado no Reino Unido, é possível solicitar uma permissão de trabalho de até dois anos. 

universidade irlandesa

Queens University Belfast, em Belfast, na Irlanda do Norte

E aí, conseguimos te ajudar a tomar uma decisão sobre o destino da sua graduação no Exterior? Por fim, se ainda tem dúvidas, não se preocupe, é normal. São muitos detalhes a se considerar no planejamento de um intercâmbio, por isso, não deixe de conversar com um de nossos consultores experts em intercâmbio para que a Experimento possa te ajudar a realizar este sonho! 

Autor
Guilherme Martins - Experimento Guilherme Martins - Experimento

Expert em Formação Profissional e Programas Universitários, formado em Turismo e atua há 6 anos com intercâmbio e já visitou 10 países ao redor do mundo.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário