INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO: PASSO A PASSO PARA REALIZAR!

Experimento Experimento | 24 Janeiro, 2019
Compartilhar:

Enfim, chegou aquela fase que os adolescentes tanto esperam: a vida universitária. E aí, você já pensou em viver parte desta jornada fora do Brasil? O Programa de Intercâmbio Universitário oferecido pela Experimento é ideal para jovens e adultos que desejam estudar no exterior, viver uma experiência renovadora, aprimorar um idioma, além, é claro, de conhecer novos amigos, outras culturas e lugares inesquecíveis.  

Os Programas Universitários foram desenvolvidos para aqueles estudantes que querem aproveitar o período da faculdade para realizar o tão sonhado intercâmbio. Ao escolher, você estudará matérias do curso superior escolhido, melhorar a fluência no idioma e até praticar esportes locais.

E não para por aí: o intercambista participa de workshops, eventos e conta com aconselhamento acadêmico para sua carreira profissional. A quantidade de semestres é opcional. assim como o tipo de acomodação, que pode ser tanto um Campus Universitário como uma casa de família.

Existem alguns pré-requisitos básicos para cursar um Intercâmbio Universitário:

  • Ter mais de 17 anos
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Comprovação da proficiência do idioma do país de destino.

Para diversas pessoas, o Intercâmbio Universitário pode ser a primeira experiência prolongada longe de casa. Por isso, muitos enxergam o desafio como um passo rumo à independência. Nada melhor do que contar com orientação e apoio de um Expert durante todo esse processo. A Experimento possui os melhores programas de intercâmbio universitário e uma equipe especializada que apresentará ao estudante todas as opções de cursos e universidades, além de oferecer suporte ao longo do curso.

Intercâmbio Universitário – Qual país, universidade e curso devo escolher?

Agora que você já sabe como funciona o Programa de Intercâmbio Universitário, é preciso tomar uma decisão: qual curso, universidade e país devo escolher? São diversos cursos de graduação e países que oferecem intercâmbio acadêmico. Com a Experimento, você poderá viajar para diversos destinos espalhados pelo mundo: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, entre outros países.

Para escolher qual país combina com o seu perfil, é preciso refletir sobre algumas perguntas:

  • Qual curso universitário você pretende fazer?
  • Em qual universidade você gostaria de estudar?
  • Qual país você adoraria morar?
  • Quantos semestres você quer cursar no exterior?
  • Qual idioma você pretende aprimorar?
  • Qual é o tipo de acomodação que você pretende viver?

Para que você tome a decisão correta, é necessário pensar quais são seus objetivos acadêmicos e profissionais, além de escolher um país que você tenha proficiência do idioma nativo. Preparamos um guia com informações, requisitos e vantagens de estudar em cada um dos principais programas de intercâmbio universitários espalhados pelo mundo. Vamos lá?

Study Abroad

Programa de Intercambio Universitario

Dê um up no seu currículo com o programa Study Abroad!

 

O Study Abroad é uma ótima opção para estudantes que desejam viver uma experiência universitária no exterior sem o compromisso de cursar três ou quatro anos de graduação.

O programa propõe a inserção do estudante como aluno regular por um ou dois semestres acadêmicos e com acesso aos recursos e instalações. Há uma ampla opção de áreas de estudo que não necessariamente precisam fazer parte do seu curso no Brasil. Ou seja, se o estudante cursa Administração, é possível cursar disciplinas de, por exemplo, um curso de marketing.

  • Destinos: Alemanha, Canadá. Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Suíça.
  • Áreas de estudo: Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia, Geografia, Marketing, Turismo, entre outros.  
  • Requisitos principais: Ser estudante universitário, ter nível de idioma intermediário e apresentar bom rendimento na faculdade brasileira.


Neste programa, você ainda pode escolher sua área de interesse, o tipo de acomodação e a previsão de início do seu curso.  

Estados Unidos: Primeiro Ano Internacional

Programa de Intercambio Universitario

A terra das oportunidades espera por você

O International Year One (ou Primeiro Ano International) nos Estados Unidos é considerado o primeiro ano do curso de graduação. Ele foi desenvolvido para que o aluno melhore a fluência no idioma enquanto estuda algumas matérias do curso universitário escolhido.

Este Programa de Intercâmbio Universitário também oferece a adaptação à cultura e ao sistema acadêmico americano, ampliando as possibilidades de sucesso na conclusão do curso. Durante esses 12 meses, você terá matérias com estudantes nativos, mas também aulas exclusivas ao lado de pessoas vindas de outros países. A partir do segundo ano, você se integrará totalmente ao curso padrão.

Áreas de estudo: Artes e Comunicação, Negócios, Ciência da Computação ou Informática, Economia, Engenharia, entre outros.  

Requisitos principais: Ter mais de 17 anos, certificado de conclusão do Ensino Médio e comprovação de proficiência no idioma por meio de teste institucional feito na loja Experimento ou oficial (TOEFL ou IELTS).

 

Estados Unidos: Colocação Direta

Programa de Intercambio Universitario - University

Conte com toda estrutura necessária para o seu intercâmbio!

O programa de colocação direta consiste em uma assessoria individual ao estudante que deseja fazer um curso de graduação nos Estados Unidos. É feita uma análise de perfil, identificação de interesses acadêmicos e pessoais para que possam ser oferecidas as principais opções de programa para cada estudante.  


Neste tipo de intercâmbio, o estudante tem a possibilidade de escolher a data de início, qual tipo de programa, área de interesse, tipo de acomodação e país do curso.  


O estudante terá suporte durante todas as etapas do processo de preparação para a universidade:  


Seleção das Universidades: Selecionar opções de acordo com o perfil do estudante considerando o nível acadêmico, curso de interesse, investimento planejado, entre outros.  

Criação da candidatura: Trabalhar com o estudante para que ele seja o melhor candidato para as universidades escolhidas. Esse trabalho envolve planejamento de estudos, desenvolvimento de redações, auxílio com cartas de recomendação entre outros pontos.  

Processo de Admissão: Conduzir todo o processo de admissão como na identificação de pré-requisitos e prazos, planejamento de envio de documentos e conferência e envio das candidaturas.

Detalhes pós-definição de universidade: Orientação nos detalhes depois da escolha da universidade, como definição de moradia, planos de alimentação, entre outros pontos.

Acompanhamento durante os estudos: Apoio aos alunos durante o período da faculdade, dando suporte na resolução de problemas, oferecendo oportunidades de estágios nas férias no Brasil e realizando eventos exclusivos.

 

Canadá

Programa de Intercambio Universitario

O Canadá está entre os países queridinhos dos intercambistas brasileiros

O ‘Pathways’ prepara o aluno para ingressar na universidade, e dura de 8 e 52 semanas dependendo do nível de inglês do estudante. É indicado para quem deseja fazer graduação ou pós, mas é preciso aprimorar o idioma para se preparar para os exames exigidos.

Requisitos principais: Ter mais de 17 anos, certificado de conclusão do Ensino Médio e comprovação de proficiência no idioma, através do teste institucional feito na loja Experimento.

Você ainda pode escolher sua área de interesse, tipo de acomodação e a previsão de início do curso.

Entre as habilidades desenvolvidas neste intercâmbio, estão:

  • Desenvolvimento de habilidades essenciais para ter segurança e desenvoltura no seu intercâmbio;
  • Participação em apresentações e visitas guiadas à Universidades e Colleges;
  • Assessoria personalizada e gratuita, orientando o estudante na escolha do curso e Instituição de Ensino.
  • Suporte durante todo o processo de candidatura na Instituição de Ensino escolhida.

Europa

Programa de Intercambio Universitario

Cenários inesquecíveis, culturas variadas e muita inovação!

A Europa é mundialmente conhecida para este programa, já que abriga as instituições mais tradicionais e inovadoras do mundo. É sede de empresas mundialmente conhecidas e que realizam parcerias com universidades para promover o networking. 

Outra vantagem de escolher a Europa é a proximidade entre os países. Você poderá aproveitar a oportunidade e o excelente sistema de transporte para conhecer diversos lugares em uma mesma viagem!

Países: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália e Suíça

Áreas: Artes, Comunicação, Ciências, Economia, Engenharia, Negócios, entre outras

Requisitos principais:

  • Ter + de 17 anos
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Comprovação de proficiência no idioma por meio de teste institucional oficial (TOEFL ou IELTS).

 

Reino Unido

Programa de Intercambio Universitario

Faça da terra da Rainha o cenário do seu intercâmbio

Quem sempre sonhou em fazer intercâmbio universitário no Reino Unido, encontra no Foundation a melhor alternativa. Com duração de um ano, é similar ao cursinho pré-vestibular e obrigatório para que deseja fazer um curso de graduação na terra da rainha.

O programa oferece suporte especializado para alunos internacionais. Combina o aperfeiçoamento do idioma ao desenvolvimento de habilidades nas disciplinas relacionadas a área de estudo escolhida, além da adaptação do estudante com a cultura local.

A conclusão do Foundation garante o seu ingresso no primeiro ano do curso universitário. Um curso de graduação no Reino Unido dura em média 3 anos. Por isso, a conclusão do Foundation + Graduação serão concluídos em até 4 anos de estudos.

Administração e Humanas, Ciências e Engenharia ou Artes, Design e Mídia são as áreas de estudo para quem quer ter uma experiência no Reino Unido.

Requisitos principais: Certificado de conclusão do Ensino Médio e comprovação de proficiência na língua através de teste IELTS for UKVI.

Datas de início: Janeiro e Setembro

Agora que você já sabe tudo sobre intercâmbios, que tal embarcar em uma universidade no exterior e embarcar nesta experiência em 2019?

 

Siga nossas redes sociais, visite a loja mais próxima de você e acompanhe tudo sobre intercâmbio!

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad