High School

Texto

FAÇA HIGH SCHOOL NO EXTERIOR E VOLTE COM UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA!

 

Se você é estudante do ensino médio e quer ter uma experiência incrível no exterior, cursar um ano de High School fora do Brasil será uma oportunidade única na sua vida.

Além de todo aprendizado que terá, você não perde o ano e ainda ganha um currículo brilhante!

Texto

A Experimenter Andressa conta como o High School foi importante na sua vida.

Andressa - Experimenter
Texto

O que é high school? Tudo o que você precisa saber

  • SUAS ESCOLHAS 

    País, região e escola
    Em alguns países é possível escolher a cidade e até a escola em que você quer estudar. Qual a melhor opção? Veja as opções disponíveis em cada país.

    Escola pública ou particular
    Você pode escolher estudar em uma escola pública ou particular. Na escola pública, o ambiente é mais descontraído e você terá a oportunidade de conviver com alunos locais. É a opção ideal para quem busca um maior contato com a cultura do país escolhido. 

    Já a escola particular se destaca pela qualidade acadêmica e a preparação para ingresso nas melhores universidades, além de oferecer diversas opções de matérias, esportes e atividades sociais.

    Acomodação
    A acomodação pode ser em casa de família ou na própria escola, as chamadas Boarding Schools. O tipo de acomodação dependerá do programa escolhido.

    Duração do programa e extensão
    Você poderá estudar a partir de um bimestre letivo, de acordo com o período de estudos de cada país. A extensão do programa é permitida em alguns países, até a conclusão do Ensino Médio. 

     

  • SOBRE A ESCOLA 

    Currículo
    Cada país tem seu currículo acadêmico próprio e, no caso de escola particular, esta definirá o currículo a ser seguido. Na maioria dos países você poderá escolher as matérias que vai estudar, sempre levando em consideração as matérias obrigatórias para que o período estudado no exterior possa ser reconhecido no Brasil. Sempre que possível, faça matérias extracurriculares que o ajudarão no entrosamento com estudantes locais. São muitas as oportunidades; matérias acadêmicas em nível universitário, aulas de artes, música, culinária, economia, psicologia, robótica, os mais variados esportes etc. 

    É comum que o aluno mude de sala a cada mudança de matéria e com isso nem sempre fará todas as disciplinas com a mesma turma. Importante saber que no exterior não necessariamente você cursará a mesma série/ano que estuda no Brasil. As escolas levarão em conta a sua idade, o seu nível do idioma estrangeiro, se há vaga ou não na matéria escolhida, entre outros. 

    Prática de esportes
    Se a prática de um determinado esporte é muito importante para você, sugerimos que a escolha do país e da escola priorize este critério. Existem escolas com programas de treinamento profissional de futebol, tênis, golfe, basquete entre outros. 

    Horário das aulas
    Geralmente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Este horário pode variar de acordo com o país que você escolher.

    Uniforme
    O uso do uniforme vai depender do país onde você vai estudar. Mesmo que a escola não exija uniforme, todos terão um código de vestimenta que deve ser seguido. 

    Transporte
    É muito comum o uso de transporte público, quando disponível. Em cidades menores, muitos estudantes vão para a escola caminhando, de bicicleta ou sua host family poderá levá-lo. 

    Poderei me formar e receber diploma do Ensino Médio no exterior?
    O estudante estrangeiro deve cumprir um número mínimo de créditos para obtenção do diploma, o que acontece geralmente com a conclusão de no mínimo 2 anos de estudo, dependendo das regras do país/escola. Consulte um Expert Experimento para mais informações.

    Revalidação escolar
    O período estudado no exterior poderá ser reconhecido no Brasil desde que você cumpra com as exigências da sua escola brasileira ou da Diretoria de Ensino, para aqueles que estão no 3º ano do Ensino Médio. A escola brasileira e o Conselho Estadual de Educação são soberanos na decisão do reconhecimento do período estudado no exterior. 

    O programa de High School é um programa acadêmico, e para se manter no programa e poder ter o período reconhecido no retorno ao Brasil, é importante que você tenha boas notas. 

     

  • PREPARATIVOS PARA A VIAGEM 

    Visto
    Independentemente do país, você vai precisar de um visto especial de estudante mediante a apresentação de um documento fornecido pela instituição estrangeira.

    Assistência médica
    A assistência médica é obrigatória e geralmente já está inclusa no valor do programa, sendo que, em alguns países, é coberta pelo governo local. Caso a assistência médica não esteja inclusa no seu programa ou você queira contratar uma cobertura extra, a Experimento poderá providenciar isso. 

    Despesas pessoais
    O valor pode variar dependendo do país e do programa escolhido mas, em geral, é em torno de US$300/mês. Deve-se considerar também gastos com transporte, uniforme, material escolar, passeios e viagens.

    Você, que vai viajar com a Experimento, pode contar com o Experimento Travel Card – cartão pré-pago e recarregável, mais prático e seguro para levar seu dinheiro ao exterior. Com ele, é possível realizar saques em moeda local e pagar despesas em diversos países do mundo e ainda controlar as despesas pela internet.

    Reuniões de orientação
    Antes do embarque teremos um encontro com você e seus pais para prepará-los para o intercâmbio. Essa será uma ótima oportunidade para esclarecer todas as dúvidas e receber dicas especiais para um programa de sucesso.

  • DURANTE O PROGRAMA 

    Suporte
    O processo de adaptação e de estudos do intercambista é acompanhado pela organização parceira da Experimento no exterior, através do coordenador local, host family e escola. Você poderá contata-los para resolver questões referentes ao seu programa, à família, à escola etc.

    A Experimento estará presente para dar todo suporte a você e seus pais durante todo intercâmbio.

    Viagens e visitas durante o programa
    Viagens podem ser autorizadas desde que dentro do período de férias escolares e, na maioria dos países, somente com sua família hospedeira ou organizadas pela sua escola e organização estrangeira.

    Não recomendamos a visita de familiares e amigos durante o Programa. Esse contato poderá atrapalhar seu processo de adaptação. Algumas organizações no exterior proíbem essa visita.

     

Seu programa passo a passo
  • 1. Primeiro passo 

    Após visitar uma loja da Experimento e fazer a entrevista com um de nossos consultores, o primeiro passo é efetuar a sua inscrição. Neste momento, você terá o seu destino e duração do programa definidos.

  • 2. Inscrição 

    Assim que efetuar a inscrição você receberá um dossiê para preencher. Esta é a sua apresentação para a escola e para as famílias que desejam hospedar um intercambista. Uma vez preenchido, ele será enviado para a organização parceira da Experimento no exterior.

  • 3. Aceitação 

    Após a avaliação do dossiê, a organização no exterior encaminhará uma carta de aceitação no programa.

  • 4. Preparação 

    Ao longo do período entre a entrega da documentação e o embarque, você participará de encontros informais com outros intercambistas e reuniões de orientação sobre o Programa de High School.

  • 5. Obtenção do visto 

    A Experimento providenciará o documento necessário para a obtenção do visto, e você será o responsável em solicitar seu visto junto ao consulado do país para o qual viajará.

  • 6. Colocação na escola e casa de família 

    A organização no exterior, assim que recebe seu dossiê, inicia o processo de identificação da escola e família que irá hospedá-lo.

  • 7. Embarque 

    A Experimento irá auxiliá-lo na emissão da sua passagem aérea e dar todo suporte necessário para que tudo corra bem no seu embarque.

  • 8. Programa 

    Extraia o máximo do seu programa e assim você crescerá como ser humano e adquirirá independência e autonomia, fundamentais para seu futuro. Se relacione com o maior número possível de pessoas e participe de todas as atividades propostas. Mantenha sua mente aberta para novas experiências.
    Lembre-se: Não existe melhor ou pior, existe diferente.

  • 9. Retorno 

    O Programa terminará muito mais rápido do que você imagina e muito breve é hora de retornar ao Brasil. Não se esqueça de providenciar a documentação para que suas notas sejam válidas no seu retorno. Agora, é só compartilhar suas experiências com toda sua família e amigos.

Início do programa

Início em Janeiro: inscrições até Outubro/Novembro;

Início em Julho/Agosto: inscrições até Março/Abril.

Essas são as datas finais para inscrições. Recomendamos que a inscrição seja feita com antecedência de, no mínimo, três meses das datas finais.

Requisitos para participar do programa

• Ter entre 14 a 18 anos;

• Conhecimento intermediário do idioma em que vai cursar o High School.

• Estar no Ensino Médio;

• Fazer uma entrevista pessoal e um teste do idioma.

 

#EXPERIMENTOMUNDO