VOCÊ SABE O QUE É O ST. PATRICK’S DAY? A GENTE TE EXPLICA!

Experimento Experimento | 14 março, 2019
Compartilhar:

Muita festa nas ruas, com músicas, danças, fantasias e pinturas corporais! Não, não estamos falando do Carnaval brasileiro, é o St. Patrick’s Day, comemorado mundialmente no dia 17 de Março. Esta festa, que teve origem na Irlanda, se popularizou para muitos países, como Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália.

Mas, afinal, você sabe como surgiu, qual o significado e como é comemorado esta data tão especial? Embarque neste mundo do St. Patrick’s Day e descubra tudo desta maravilhosa festa!

Como surgiu o St. Patrick’s Day?

A data é uma grande homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. De acordo com registros, St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha, foi capturado aos 16 anos e escravizado por piratas irlandeses. Patrício, então, conseguiu se libertar e viajou para estudar em um mosteiro na região de Gauls (atual França).

Após alguns anos, foi convidado a retornar para a Irlanda com a missão de evangelizar o povo daquele país. O folclore irlandês conta que Patrick’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo representado em cada uma de suas três folhas.

Mas, afinal, porque a escolha do dia 17 de Março? Alguns historiadores irlandeses afirmam que a festa é comemorada neste dia pela data de morte de St. Patrick, em 17 de março de 461.

Verde: A cor oficial da festa!

Se você olhar alguma foto ou fizer uma pesquisa rápida sobre esta data, vai saber que o verde é a cor oficial do St. Patrick’s Day. Mas você sabe o porquê desta escolha? Há algumas razões para a isso. Em primeiro lugar, a Irlanda é conhecida como a Ilha da Esmeralda e tem nas suas paisagens muitas áreas verdes. Outro motivo foi uma ação dos soldados da Irlanda durante a Rebelião Irlandesa, no ano de 1798, em que eles se vestiram de verde para chamar a atenção da população sobre o conflito.

O Dia de São Patrício ao redor do mundo

A mitologia de St. Patrick cresceu tanto que, em 17 de Março de 1996, foi realizado na Irlanda o primeiro St. Patrick’s Festival. Os irlandeses se fantasiaram, participaram de desfiles alegóricos e beberam chopp verde. Não, você não entendeu errado! A bebida foi criada especialmente para a festa. Para chegar nesta coloração, os irlandeses misturam uma dose de menta ao chope.

A festa cresceu tanto ao ponto de se tornar feriado nacional na Irlanda e se espalhar para diversos países, como Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. As comemorações pelo mundo são tão grandes que, todos os anos, um rio é pintado de verde para comemorar esta data. Tem um palpite onde isso acontece?

Se você pensou em Chicago, acertou! A cidade, que possui muitos imigrantes irlandeses, é um dos principais palcos de comemoração desta data. Todos os anos o Chicago River é tingido do tradicional verde irlandês e a cidade realiza um desfile para celebrar a data.

Além disso, o final de semana da festa costuma ter as ruas repletas de eventos populares e pubs com atrações musicais e shows tradicionais da cultura irlandesa.

St. Patrick's Day

A experimenter Jessica Martha viveu esta experiência única em Chicago!

A ferradura da sorte!

Se você ganhar uma ferradura no Dia de São Patrício, saiba que você é uma pessoa de sorte. Diz a lenda que este amuleto irlandês  deve ser mantido em casa para trazer coisas boas. Uma coisa muito importante na tradição irlandesa é pendurar a ferradura como a letra U, para que a sorte não vá embora de casa.

Os milhares de Leprechauns

Outro elemento presente nas festividades é o leprechaun. Eles são duendes cheios de truques. Usam seus poderes mágicos para esconder seus tesouros. O maior destes tesouros é o tão famoso pote de ouro no fim do arco-íris. 😉

Seja para trazer sorte ou para vestir o tão tradicional verde (cor oficial da festa), muitas pessoas se fantasiam de ‘Leprechaun’ para comemorar esta data. Uma coisa é certa: se você se vestir, comprar alguma lembrança ou ganhar um Leprechaun, não esqueça de fazer 3 desejos! 😉

St. Patrick's Day

St. Patrick’s Day, o único dia para beber nas ruas da Irlanda

Embora os irlandeses sejam conhecidos pelo seu alto consumo de bebidas, é proibido ingerir qualquer tipo de álcool nas ruas do país e a infração é punida com uma multa pesada. Porém essa proibição é suspensa apenas em um dia do ano: no St. Patrick’s Day. Sim, a festa é tão grande que até a polícia irlandesa se rende.

Ah, tem uma outra curiosidade: você sabia que o consumo mundial da Guinness, a cerveja oficial do St. Patrick’s Day, mais que dobra no dia 17 de Março? No dia 17 de março o consumo dessa cerveja no mundo aumenta de 5,5 milhões para 13 milhões de litros. Na Irlanda, inclusive, semanas antes do Dia de São Patrício, os pubs reforçam seus estoques para que não falte nenhum litro de cerveja na festa.

St. Patrick's Day

 

Blarney Castle, uma tradição irlandesa no St. Patrick’s Day

St. Patrick's Day

O castelo de Blarney vai te ajudar no dom da eloquência!

“Kiss me, I’m irish’ (Me beije, eu sou irlandês). Calma, não se assuste ao ver pessoas pelas ruas da Irlanda usando  camisas ou placas com esta frase. Embora a declaração pareça absurda, não se preocupe! A sua explicação vem da lenda de um castelo.

Na cidade de Cork está localizado o Castelo de Blarney, construído sobre uma rocha mágica que, segundo a lenda, quem a beija recebe a capacidade de se expressar com muito mais desenvoltura. A tarefa não é tão simples: é necessário sentar-se de costas para a pedra e, segurado por alguém, se inclinar para trás para então beijá-la. Está disposto a realizar esta superstição?   

Agora que você já sabe tudo sobre o evento, bora se vestir de verde, encher sua caneca de cerveja e pular o Dia de São Patrício? Ou melhor: Já imaginou comemorar o St. Patrick’s Day do ano que vem na Irlanda, a terra oficial da festa? Conheça nossos programas de intercâmbio e garanta sua presença neste carnaval irlandês em 2020!

Descubra qual a nossa loja mais próxima de você e garanta seu intercâmbio!

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad