HOLI FESTIVAL: DESCUBRA TUDO SOBRE A FESTA DAS CORES!

Experimento Experimento | 21 Março, 2019
Compartilhar:

A Primavera chegou na índia! E com ela, o maior festival de cores do mundo: O Holi Festival, que neste ano acontece durante dois dias (20 e 21/03). Sim, está rolando neste momento a festa lá na Índia. Esta festividade surgiu séculos antes do nascimento de Cristo e, no começo, era conhecida como  Holika, uma festa que comemora a chegada da primavera no hemisfério norte. É um festival que leva milhões de pessoas todos os anos para as ruas indianas para festejar, com muita música, alegria e cores a chegada de uma nova estação. Sabe aquelas festas que viraram modinha no Brasil, cheias de tintas e pós coloridos? Todas tiveram como inspiração esta celebração indiana.

Holi festival

Já pensou comemorar a chegada da Primavera de um jeito diferente?

Durante o evento, as diferenças entre as ‘castas’ – as classes sociais na Índia – são deixadas de lado. Todos curtem as festas da mesma maneira e intensidade, sempre com muita cor da cabeça aos pés. Mas você conhece a origem dessa comemoração?

 

Holite Festival – Origem

Diz a lenda hindu, que o rei Hiranyakashyap queria que toda a população o considerasse o único deus do país. Seu filho Prahlad não aceitou a regra pois adorava Vishnu, um dos três principais deuses do hinduísmo, ao lado de Shiva e Brahma. Para impor respeito e fazer do seu filho um exemplo, o rei mandou sua irmã Holika, que era imune ao fogo, queimar o sobrinho até a morte. Vishnu salvou Prahlad, enquanto Holika não resistiu às chamas.

Esse ato de vitória do bem sobre o mal continua sendo representado durante o final do inverno e a chegada da primavera. A estação mais fria é caracterizada por Holika, a tia má, e a estação das flores é encenada por Prahlad, o jovem que foi salvo por seu adorado deus.

Holi Festival – As Cores 

Já a origem das cores vem de outra história da mitologia hindu. Ela diz que Radha sentiu ciúmes da cor azul clara da pele de sua “irmã”, Krishna, divindade que representa a oitava manifestação do deus Vishnu. Assim, Radha pediu e a mãe autorizou que ela jogasse pigmentos coloridos em si mesma, dando origem às cores usadas nas festividades.

Antes da festa e das cores, os participantes acendem fogueiras para afastar os maus espíritos. Segundo os hindus, as cinzas que voam pelo ar dessa incineração, que simbolizam a morte de Holika, trazem boa sorte.

Apesar do pó ter cores diferentes, o vermelho, verde e azul são as cores mais usadas no Holi Festival. O vermelho representa fertilidade, casamento e amor. Já o verde tem o significado de recomeço e o azul é usado para homenagear o invejado tom de pele da deusa Krishna.

Holi Festival

Os participantes podem comprar o tão famoso pó colorido em mercados da Índia

 

No início, essas cores eram feitas com corantes naturais, mas a partir do século XIX os corantes sintéticos ganharam mais espaço entre os participantes do Holi porque eram mais fáceis de fazer e de comprar. Se você for participar dessa festa, fique atento com a qualidade dos pigmentos e atenção com o contato deles nos olhos e nariz.

Se você não está pensando em visitar a Índia, fique tranquilo! A festa se espalhou pelo mundo e está presente em países como os Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul e Brasil. Sim, nosso país também comemora todos os anos a chegada da Primavera.  

Holi Festival

As tintas e os pós fazem do Holi a festa mais colorida do mundo!

 

Holi no Brasil

O Holi Festival chegou por aqui no ano de 2013, mas um pouco diferente do original. As pessoas se divertem com os pós coloridos e curtem uma boa música, que vai desde a eletrônica até o hip hop. Assim como mudamos e adaptamos tradições mundiais e deixamos com a cara do Brasil, com o Holi não foi diferente.

Na Índia, as pessoas de diferentes idades costumam ir com roupas velhas de qualquer cor. Por aqui, o público vai ao festival vestido de branco para que o colorido tenha mais destaque. Além disso, a festa ficou “mais feliz” em terras brasileiras. Aqui ela é chamada de Happy Holi e acontece em diversas capitais do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Campo Grande, Goiânia e Belém.

Holi Festival

Comemore em grande estilo a chegada da estação mais florida do ano!

 

Se você curtiu toda a história do Holi Festival, prepare-se para aproveitar a festa mais colorida do mundo diretamente da Índia. Sim, é isso mesmo! Com a Experimento, você poderá realizar um curso de idiomas no país e curtir o Festival das Cores ao vivo e a cores. Bora? 😉

Conta pra gente nos comentários se você também é fã desta festividade que surgiu na Índia e se espalhou pelo mundo! Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente!  =)

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad