VAI VIAJAR? CONHEÇA OS 15 TIPOS DE TOMADAS PELO MUNDO

Experimento Experimento | 30 Maio, 2019
Compartilhar:

Sim, hoje a matéria do blog é sobre os tipos de tomadas pelo mundo e, depois dela, você vai viajar muito mais tranquilo! Sabe por quê? A gente te conta!

Depois que o destino e tipo de intercâmbio são escolhidos, a mala é preparada, os documentos para a viagem estão separados e falta pouco tempo para o tão esperado embarque, passam algumas dúvidas na cabeça dos intercambistas: ‘Vou me acostumar com o clima do país?’, ‘Será que vou me perder durante o caminho?’, ‘E se não me acostumar com a comida do meu destino?’ são alguns dos questionamentos.

E os aparelhos eletrônicos?

Mas com tantos preparativos, questionar o tipo de tomada e voltagem padrão de outros países é uma coisa que nem passa pela cabeça, apesar de ser um item extremamente importante. Se você não souber a voltagem e a tomada compatíveis com o país que você vai morar, corre o risco de queimar algo muito importante e perder muito tempo procurando um adaptador para poder dar uma simples carga no seu celular. E Ninguém quer isso, não é mesmo?

Aqui no Brasil por exemplo, até 2011 as tomadas e os fios dos aparelhos eletrônicos seguiam o padrão A, mas tudo mudou! Como uma forma de padronizar o mesmo tipo para todo o país, a tomada tipo A foi trocada padrão N, com 3 pinos arredondados. Na época (e ainda hoje), a troca gerou muuuuuita polêmica e acarretou várias mudanças nas residências e no comércio do país.

Fique atento!

Um ponto MUITO importante: Em alguns países (inclusive no Brasil), a voltagem das tomadas difere conforme estado (variam entre 110V ou 220V). Então fique atento! Procure saber quais são as voltagens dos seus aparelhos e depois qual é a voltagem do país/estado escolhido.

Outra dificuldade com a qual você pode se deparar é com a variedade das tomadas existentes. Você sabia que há mais de 15 tipos de tomadas diferentes ao redor do mundo? E que os nomes das tomadas seguem a sequência do alfabeto, de A a O? Veja esses e outros detalhes sobre as diferenças das tomadas e qual tipo alguns países usam a seguir:

Tipos de Tomadas – A e B 

Tipos de Tomadas - A e B

Tomada tipo A e B 

 

Existem duas variações entre as tomadas usadas nos países da América do Norte, América Central e alguns da América do Sul e da Ásia. Países como Estados Unidos, Canadá, México, Peru e Japão usam tanto o padrão de tomada A quanto o B, com dois pinos achatados com ou sem um furo embaixo. O único problema é que, no padrão dos Estados Unidos, um dos risquinhos é mais largo que outro, sendo assim, os aparelhos americanos não entram nas tomadas japonesas 🙁

 

Tipos de Tomadas – C

Tipos de tomadas - C

Tomada tipo C

Esse tipo de tomada com dois pinos arredondados é usado em quase toda a Europa: Alemanha, Espanha, Holanda, Grécia, Portugal, Polônia, parte europeia da Rússia, Suíça, Noruega, França. Também é padrão em alguns países da África, como a África do Sul e de outros continentes: Indonésia, Índia, Iraque, Irã, Chile, Peru e Uruguai.  

Tipos de Tomadas – D

Tipos de tomadas - D

Tomada tipo D

As tomadas do tipo D são usadas em poucos países: Qatar, Paquistão e Índia. Se você viajar para estes países, com certeza terá dificuldades de encontrar adaptadores =/

Tipos de Tomadas – E

Tipos de tomadas - E

Tomada tipo E

Esse plugue com dois pinos arredondados paralelos e com um pequeno orifício no alto, foi feito para evitar choques e aumentar o uso do fio terra. A tomada desse estilo é usada na França, Bélgica, Polônia, República Checa, Eslováquia, Tunísia e Marrocos.

Tipos de Tomadas – F

Tipos de tomadas - E

Tomada tipo E

Esse tipo de tomada com dois clipes terra para fazer a conexão elétrica foi criado depois da 1ª Guerra Mundial. Ele é usado em países como Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, Portugal, Espanha, Croácia, Bulgária, Estônia, Islândia, Hungria e Rússia.  

Tipos de Tomadas – G

Tipos de tomadas - G

Tomada tipo G

A tomada do tipo G é considerada o tipo mais seguro do mundo. Ela é usada nos países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia e Irlanda, além de nações como Cingapura, Emirados Árabes, Hong Kong, Malásia e Uganda.

Tipos de Tomadas – H

Tipos de tomadas - H

Tomada tipo H

Essa tomada com formato de V é encontrado em Israel e na Palestina. O legal desse tipo de tomada é que ela consegue receber plugues do tipo C também, que é um dos tipos mais populares de tomada do mundo.

Tipos de Tomadas – I

Tipos de tomadas - I

Tomada tipo I

A tomada do tipo I com voltagem de 220 – 240 V é usada na Austrália, Nova Zelândia,  Fiji, China, Papua Nova Guiné e Argentina. É importante se ligar neste tipo de tomada, em! Já que é usada em países amados pelos intercambistas brasileiros, como Austrália e Nova Zelândia.

Tipos de Tomadas – J

Tipos de tomadas - J

Tomada tipo J

A tomada do tipo J é bem parecida com o padrão brasileiro, mas os nossos cabos não cabem nesse espacinho. Esse estilo de plugue aceita o tipo C e é usado na Suíça, Liechtenstein e Ruanda.

Tipos de Tomadas – K

Tipos de tomadas - K

Tomada tipo K

Essa tomada que mais parece um sorrisinho, também aceita o tipo C de tomada, é usada na Dinamarca, Groenlândia, Madagascar, Guiné, Senegal, Ilhas Maldivas e Bangladesh.

Tipos de Tomadas – L

Tipos de tomadas - L

Tomada tipo L

A tomada com três pinos na vertical e com voltagem entre 220V a 240V é usada na Itália e no Chile. Mas em terras italianas é preciso ficar atento aos amperes, porque o mais comum é o 10A.

 

Tipos de Tomadas – M

Tipos de tomadas - M

Tomada tipo M

O padrão M com três pinos e um interruptor é bem parecido com os que são utilizados na Ásia, porém mais estreitos. Eles são usados apenas na África do Sul!

Tipos de Tomadas – N

Tipos de tomadas - N

Tomada tipo N

Ah, aqui você já conhece né? A tomada tipo N (três pinos redondos), que já gerou muito debate sobre seu uso e seu padrão de voltagem, é usada apenas por nós, brasileiros. =)

Tipos de Tomadas – O

Tipos de tomadas - O

Tomada tipo O

O tipo O de tomada é usado apenas na Tailândia. E olha que legal, os aparelhos antigos brasileiros entram nesse tipo sem adaptador, viu?

Para você não sofrer em nenhum lugar, uma boa dica é comprar um adaptador universal. Parece fácil de usar, mas na hora que estamos longe de casa tudo fica um pouco mais difícil. Por isso, selecionamos um vídeo com um tutorial rapidinho para você não passar sufoco.

E uma ótima notícia: Ao realizar o Programa de Férias com a Experimento, você ganhará um adaptador universal para usar onde quiser no seu intercâmbio. Agora que você já conhece os tipos de tomada no mundo pode escolher o seu destino com tranquilidade 😉

Obs: Aproveite para conhecer todos os programas e destinos de intercâmbio da Experimento agora mesmo!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad