Como Tirar Passaporte

Experimento Experimento | 04 Janeiro, 2019
Compartilhar:

Para realizar um intercâmbio em outro país ou mesmo viajar a lazer, é necessário que todo cidadão atenda à algumas exigências e apresente alguns documentos de acordo com o país de destino, e o passaporte é o primeiro deles. Mas você sabe como tirar passaporte? Para obter este documento é muito simples, mas para facilitar ainda mais, nós da Experimento preparamos um passo a passo completo. Fique atento e aproveite nossas dicas:

Como tirar passaporte

Passaporte Brasileiro Comum.

Tipos de passaporte

No Brasil, são emitidos seis tipos de passaporte diferentes, cada um com uma finalidade. Eles são:

  • Passaporte comum: azul (este é o necessário para você que deseja fazer intercâmbio);
  • Diplomático: vermelho;
  • Laissez-passer: Marrom. Ideal para viagens ao Brasil de cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com o Brasil;
  • Para estrangeiros legalmente registrados no Brasil e que necessitem deixar o território nacional e a ele retornar, como por exemplo: estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil: amarelo;
  • Passaporte de emergência: azul-celeste.

Passaporte é um documento de identidade que todo Brasileiro, que esteja em regularidade com a lei, com a justiça eleitoral e com o serviço militar, tem o direito de solicitar. Neste documento consta a sua foto, assinatura, cidade e data de nascimento, gênero, data de emissão e data validade do documento.

Como solicitar?

Para fazer solicitação do seu passaporte é simples:

1- Entre no site da PF (Polícia Federal) (http://www.pf.gov.br) e preencha os seus dados on-line;

2- Emita e pague o Guia de Recolhimento da União – GRU;

3- Após o pagamento, entre novamente no site da polícia federal com o seu número de protocolo, CPF e data de nascimento para agendar o atendimento no posto mais próximo à você;

4- Compareça com antecedência de 15 minutos, ao posto da polícia federal escolhido, no dia e horário agendado com a toda a documentação original exigida, a GRU com o comprovante de pagamento e o comprovante do agendamento impresso.

5-  No momento do atendimento, você receberá uma previsão para retirar o passaporte, e poderá consultar o andamento do processo de emissão pelo próprio site da PF;

6- Assim que a o seu documento estiver confeccionado, a PF enviará um e-mail comunicando que o seu passaporte está pronto para retirada. Ao ficar pronto, o mesmo deverá ser retirado pessoalmente pelo titular, no horário e local indicados na solicitação, munido de outro documento com foto para conferência.

Quanto custa?

A taxa cobrada para confecção do passaporte é de R$257,25.

Quais são os documentos obrigatórios?

Para facilitar ainda mais, elaboramos também uma lista dos documentos necessários para solicitação do seu passaporte:

  • Documento de identidade (são aceitos RG, CNH, documento expedida pelo comando militar, carteira de trabalho, passaporte anterior). Lembre-se que se teve o seu nome/sobrenome alterado deve ter um documento que comprove, como certidão de casamento;
  • Sua situação eleitoral deve estar em dia e livre de pendências. Leve o seu título de eleitor com o comprovante da última votação ou justificativa ou comprovante de pagamento da multa;
  • Homens devem comprovar que estão em regularidade com o serviço militar. Leve o comprovante de quitação do serviço militar;
  • Passaporte anterior, caso tenha, válido ou vencido;
  • CPF;

Caso você seja menor de idade, e fará um intercâmbio dentro do Programa de Férias da Experimento por exemplo, os responsáveis deverão assinar uma autorização no próprio passaporte.

Como tirar passaporte para menores de idade?

A solicitação deve ser feita de maneira padrão. Porém, após emissão, existem três tipos de autorização impressa na página de identificação do documento para para menores viajarem. Veja quais são:

  • O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar apenas com um dos pais, indistintamente. (Autorização restrita – autorização de viagem impressa no passaporte)
  • O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. (Autorização ampla – autorização de viagem impressa no passaporte)
  • O titular, enquanto menor, dependerá de autorização, na forma da lei, para viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. (Necessária apresentação de autorização de viagem ao embarcar)

Neste último caso, será necessário apresentar autorização registrada em cartório ao embarcar. 

 Qual a validade do Passaporte Brasileiro?

VALIDADE DO VISTO IDADE
1 ano Até 1 ano incompleto
2 anos De 1 anos completos a 2 anos incompletos
3 anos De 2 anos completos a 3 anos incompletos
4 anos De 3 anos completos a 4 anos incompletos
5 anos De 4 anos completos a 18 anos incompletos
10 anos 18 anos completos ou +

 

Para mais informações sobre emissão de passaporte clique aqui.

A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes e informações sobre como tirar passaporte para menores de idade e outros assuntos, confira mais clicando aqui. E caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato com o DPF através do e-mail faleconosco@dpf.gov.br, ou pelo telefone 194.

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad