INTERCÂMBIO DE ESTUDO E TRABALHO – TODOS DESTINOS

Experimento Experimento | 08 julho, 2020
Compartilhar:

O intercâmbio de estudo e trabalho tem, inegavelmente, muitas vantagens. 

Nele você encontra uma maior imersão, tem uma experiência única e ainda pode receber boa parte do investimento que fez (ou total), dependendo dos trabalhos que conseguir.

Apesar dessas vantagens, há quem pense que fazer esse tipo de intercâmbio é “pagar para trabalhar”. Não é isso. Aqui você está pagando pelo curso, acomodação, seguro viagem e etc. A diferença é que o tempo de intercâmbio normalmente é maior e você ganha um visto que permite trabalho. O trabalho é opcional, mas uma ótima oportunidade para desenvolver aqueles benefícios que citei acima.

Mas quais destinos permitem esse visto? É o que falaremos a seguir.

AUSTRÁLIA

Opera House View - intercâmbio de estudo e trabalho

TEMPO MÍNIMO: 14 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semana

TIPOS DE CURSOS: São aceitos estudantes de curso de Idiomas, profissionalizantes e de nível superior.

CIDADES POSSÍVEIS: Adelaide, Brisbane, Byron Bay, Cairns, Darwin, Gold Coast, Melbourne, Noosa, Perth, Sunshine Coast e Sydney.

Não é exagero dizer que a Austrália é um dos melhores países do mundo.!Uma vez que é normal ver suas cidades entre as com maior qualidade de vida do planeta.

Além disso, é um lugar repleto de paisagens naturais inesquecíveis, com uma fauna única – só lá você vai ver cangurus, coalas e outros animais exclusivos. São praias paradisíacas, deserto, montanha (sim, tem neve na Austrália!), florestas e etc. Falando de trabalho, a Austrália é um dos lugares com salários mais altos nesse tipo de intercâmbio. Atualmente é cerca de 18 AUD por hora.

NOVA ZELÂNDIA

Tracking - intercâmbio de estudo e trabalho

TEMPO MÍNIMO: 14 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais

TIPO DE CURSO: São aceitos estudantes de curso de Idiomas e de nível superior.

CIDADES OFERECIDAS: Auckland, Queenstown e Wellington.

A Nova Zelândia é vizinha da Austrália e ela também gosta de comparecer nos rankings de qualidade de vida. Mas a semelhança acaba por aí. Apesar de serem próximas, são países diferentes. A Nova Zelândia não tem grandes metrópoles, então pode ser considerado um país mais calmo, onde a natureza é predominante. Entretanto, Aculkand e Wellington são grandes cidades, sendo uma boa opção para quem gosta de uma vida mais agitada.

Os kiwis (como são  chamados os locais) são muito educados e receptivos, e você se sente em casa logo que chega. E é um povo muito orgulhoso das suas raízes maoris.

Em termos de salários, a Nova Zelândia também vai bem. Atualmente a média do salário por hora é 17 NZD.

 IRLANDA

Samuel Beckett Bridge - Intercâmbio de estudo e trabalho

TEMPO MÍNIMO: 25 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais

TIPO DE CURSO: Cursos a partir de 6 meses, graduação e mestrado.

CIDADES OFERECIDAS: Dublin, Cork, Limerick, Galway e Bray.

A Irlanda é um dos destinos favoritos dos brasileiros, e é justificável. O país é conhecido por sua receptividade, seus animados pubs e a alegria do seu povo. Em março, o país para para o tradicional “St. Patrick’s Day“,  com o propósito de celebrar a existência do Padroeiro do país que, inclusive, já ganhou o mundo.

Outra vantagem de escolher esse destino é o custo de vida mais baixo em relação a outros países europeus, uma vez que lá, o salário gira em torno de 9 a 10 euros por hora. Com isso, é possível viver bem e juntar um dinheiro. Muita gente aproveita para fazer trips para outros países da Europa e até África!

 

ESPANHA

Gran Via - Intercâmbio de estudo e trabalho

TEMPO MÍNIMO: 24 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais

TIPO DE CURSO: Cursos de Idiomas, graduação e mestrado.

CIDADES OFERECIDAS: Madri, Bacelona, Alicante, Cadiz, Tenerife, Sevilha, Marbela, Malaga e Granada.

Em primeiro lugar, esta é uma ótima opção para quem quer aprofundar os estudos em espanhol.  Não só por ser um país com fortes características culturais, mas pela qualidade de vida e oportunidades.

Outro ponto a favor da Espanha é sua localização. Ela fica no centro do mundo e de lá é possível viajar para muitos países ao redor por um baixo custo.

Sobre o programa, um detalhe importante: A cada período estudado (4 a 8 semanas) concede uma semana de férias, ou seja, durante as férias, os estudantes podem trabalhar 40 horas semanais.

MALTA

MALTA

TEMPO MÍNIMO: 24 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20 horas semanais

TIPO DE CURSO: Cursos de Idiomas.

CIDADES OFERECIDAS: Msida, St. Julians e Valleta.

Malta é conhecido por ser um país pequeno,  mas cheio de história e belezas naturais.

Entre praias paradisíacas desse minúsculo arquipélogo (é o menor país da União Europeia), encontramos  3 patrimônios mundiais da Unesco: a cidade de Valleta, os templos Mesolíticos de 5000 AC e o Hipogeu de Hal Saflieni (templo subterrâneo). Em virtude de suas paisagens exuberantes, Malta já foi cenário de grandes filmes e séries, como por exemplo, Game Of Thrones. 

Ao contrário de países dessa lista, não é necessário visto prévio no Brasil, já que a aplicação do visto de estudante deve ser feita localmente. O Aluno apenas pode começar o trabalho após a aprovação do visto de estudante e/ ou após o 90º dia de estadia no destino. O visto pode ser renovado por até um ano e há uma grande oferta de trabalho nos meses de verão.

CANADÁ

TEMPO MÍNIMO: 24 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: 20h semanais durante estudos | 40h semanais durante férias ou período de estágio;

TIPO DE CURSO: Cursos em Colleges (vocacionais, graduação ou pós graduação) públicos ou privados.

CIDADES OFERECIDAS: Barrie, Brampton, Burnaby, Coquitlam, Mississauga, Montreal, New Westminster, Niagara on the Lake, Oakville, Orilia, Toronto, Vancouver e Welland.

O Canadá é outro grande frequentador dos rankings de qualidade de vida, posto que a educação e simpatia de seu povo, são mundialmente famosos pelos intercambistas.

Tem como marca as cidades modernas e a natureza exuberante, mostrando diversos casos de equilíbrio entre coisas tão distintas. Aliás, depois da Estônia e das Ilhas Maurício, é o país que ostenta a melhor qualidade de ar no mundo. Além disso, se destaca por ser um amplo defensor da multicultura, algo histórico e que até hoje é marca registrada – inclusive depois  de Paris,  Montreal é a maior cidade de língua francesa do mundo.

O intercâmbio de estudo e trabalho é um pouco diferente por lá! Existem opções de trabalho Off Campus, Coop e PGWP. Durante o período de estudos é permitido trabalho em qualquer área, se conciliado com o período de estudos.

O trabalho Coop é feito quanto o estudante estiver matriculado no college e necessitando de um período de estágio, e nesse caso é permitido trabalho full time. Já o PGWP é uma permissão de trabalho concedida de até 3 anos, apos a graduação num programa em college públicos superiores a 8 meses. Estudando num college público, o aluno terá direito de levar um acompanhante (que terá permissão de trabalho 40h semanais) e dependentes (com acesso a escola pública gratuita para maiores de 5 anos).

EMIRADOS ÁRABES

TEMPO MÍNIMO: 12 semanas

IDADE MÍNIMA: 18 anos

CARGA HORÁRIA DE TRABALHO: Não há limite.

TIPO DE CURSO: São aceitos estudantes de cursos de idiomas e superior.

CIDADES OFERECIDAS: Dubai

Imagine viver na luxuosa e improvável cidade de Dubai, situada no meio  de um deserto? Uma experiência inesquecível, né?

A cidade ainda não é referência em programa de intercâmbio de estudo e trabalho, mas se desenvolveu tão rapidamente que passa ser uma ótima opção com diversas oportunidades. Hoje ela já é sinônimo de modernidade e até de políticas liberais (se compararmos a outros países da região). É um destino bastante procurado para turismo, compras e para quem ama festas e restaurantes exóticos.

Como é  uma cidade relativamente nova,é composta por imigrantes do mundo todo. Isso torna o intercâmbio ainda  mais  tranquilo, já que é normal para os habitantes recebem pessoas de fora.

Como funciona  o intercâmbio de trabalho lá? Após 6 meses de estudo, caso o aluno queira permanecer com o visto de estudante, deverá sair e regressar passando novamente pela imigração. Destino com o custo mais baixo, sem necessidade de comprovação financeira para visto.

Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor e que dê um up no seu planejamento para intercâmbio de estudo e trabalho! Quer saber mais sobre intercâmbio? Fale com um dos nossos experts, basta clicar aqui!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário