ESTUDAR E TRABALHAR NA AUSTRÁLIA: 8 MOTIVOS PARA ISSO

Compartilhar:

Optar por estudar e trabalhar na Austrália significa decidir por fazer intercâmbio do outro lado do planeta. Uma grande distância geográfica representa um mundo completamente diferente do que vivemos?

Um pouco.

Porque ao mesmo tempo que a Austrália tem muita diferença, ela tem muitos aspectos que lembram o Brasil.

Pensando nesses contrastes fizemos esse post.

1 – CLIMA

Esse é um tópico importante. A Austrália tem um clima muito parecido com o do Brasil. Mas pense sobre isso. O Brasil só tem um clima? No sul é mais frio, no norte muito quente. Então, na Austrália é a mesma coisa, pois ambos são cortados pelo trópico de capricórnio.

Sempre temos a imagem da Austrália como um país de muitas praias paradisíacas. Por isso remetemos ela ao verão. E isso não está tão errado. Ao norte o clima quente predomina no ano todo.

Mas é importante pontuar que há sim inverno e quanto mais ao sul, mais rigoroso – exatamente como no Sul do nosso país. Inclusive há montanhas com neve na Austrália, para quem curte a ideia de fazer um boneco ou esquiar.

2 – HOSPITALIDADE

hospitalidade

Cerca de 28% da população a  Austrália é composta por imigrantes. É um país acostumado em receber pessoas de diferentes culturas. Lá você encontra muitos asiáticos, europeus, colombianos e, claro, brasileiros.

Em geral o australiano é um povo receptivo e animado, que adora festejar em pubs e falar sobre sua cultura. Gostam muito também de ouvir sobre a cultura dos outros – eu disse que era brasileiro e recebi uma infinidade de perguntas sobre açaí, lutas e futebol.

3 – NATUREZA

clima australia

Não é exagero dizer que a Austrália tem uma fauna e flora única no mundo. Lá é lar de diversas espécies exclusivas, como os famosos coalas e cangurus – só para dar os exemplos  mais famosos. O país tem praias, montanhas, desertos, pântanos…

Um dos lugares naturais mais incríveis que conheci foi lá: A Grande Barreira de Corais.  É a maior do mundo e pode ser vista do espaço!

Se você gosta de belas paisagens, plantas e animais exóticos, a Austrália é o lugar certo.

4 – PRAIAS

praias

Ok, sei que acabei de falar em natureza, mas as praias merecem um tópico especial. Afinal, estamos falando de um país que ostenta praias lindíssimas e é referência quando se fala em surfe.

Em Sydney há a famosíssima Bondi Beach, que tem uma trilha muito bonita que a liga com Coogee Beach. Mas não fique preso a elas. Na cidade existem mais de 70 praias! Com várias características diferentes.

Outro lugar que se destaca é Gold Coast,  onde acontece uma das etapas do mundial de Surfe.

5- QUALIDADE DE VIDA

Você sabia que a Austrália é um dos países com maior expectativa do mundo? A média é 82,50 anos!

Esse é só um dos pilares que compõe o alto Índice de Desenvolvimento Humano que é marca registrada do país. Outros fatores que compõe e se destacam nesse índice são a educação e renda.

E essa fama é mundial. Quando se fala em qualidade de vida, se fala na Austrália. Melbourne, por exemplo, já foi escolhida a cidade com mais  qualidade de vida por cinco anos seguidos no ranking da The Economist. Inclusive nas dez primeiras posições, sempre há duas ou três cidades do país.

6 – SALÁRIOS

trabalho

A Austrália foi um dos poucos países que não sofreu com a crise de 2008. Isso fortaleceu muito a sua economia. O país tem um salário mínimo que comparado ao nosso é alto, mas é preciso ficar atento ao custo de vida.

Em geral, os estudantes que trabalham na Austrália conseguem se manter muito bem com o salário que recebem na carga horária permitida. E quanto melhor o nível de inglês, melhores o salário.

Mas não se preocupe, a ideia do intercÂmbio é justamente desenvolver o idioma e subindo etapas. Conheço muitas pessoas que fizeram intercâmbio  lá e todas que se dedicaram conseguiram ótimos resultados.

7 – TRIPS

Uma das maiores vantagens da Austrália é a localização geográfica.

Além de ser um país fantástico, é cercado por outros países fantásticos. Por isso muitas pessoas que vão para estudar e trabalhar na Austrália acabam fazendo muitas trips. O país fica a poucas horas de voos de destinos sensacionais como Nova Zelândia, Filipinas, Ilhas Fiji, Tailândia.

Muita gente junta uma boa grana no trabalho e aproveita para fazer viagens memoráveis para vários desses lugares. Na Ásia os custos são bem menores, o que permite bons hotéis e restaurantes, até para o turista mais econômico.

Vale muito a pena!

8 – CULTURA E LAZER

Melbourne – a capital cultural do país

Acho uma injustiça se falar tão pouco sobre esse tópico. A Austrália é conhecida por tudo que falamos até aqui, mas dificilmente se fala nela como pólo cultural e de lazer.

Na  Austrália acontecem etapas de importantes eventos esportivos, como Fórmula 1, tênis, surfe. Além disso há festivais culturais, musicais e artísticos de diversas naturezas.

Além disso, mesmo sendo um país relativamente novo, a Austrália tem uma história interessante. Você pode se maravilhar com o mítico povo aborígene, tentar entender como uma colônia prisional se tornou um país cheio de qualidades ou apenas conhecer os diversos marcos da família real inglesa pelas cidades.

Há muita coisa para fazer por lá!

E aí, curtiu  nossos motivos para você estudar e trabalhar na Austrália? Se precisar de mais informações, conte com o apoio dos nossos experts. Clique aqui para entrarmos em contato!

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário