TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR: GUIA COMPLETO!

Experimento Experimento | 28 agosto, 2020
Compartilhar:

Fazer Trabalho Voluntário – seja no exterior ou no Brasil – é uma experiência transformadora. Além de ser fundamental para a construção de um mundo melhor, a prática do voluntariado também  traz inúmeros benefícios à vida do voluntário. 

Já imaginou ajudar crianças, animais, mulheres e famílias refugiadas em lugares como África do Sul, Etiópia e Tailândia? Atualmente, isso é possível graças ao intercâmbio de Trabalho Voluntário. Só na Experimento são mais de 20 países e 50 projetos para escolher e fazer a diferença no planeta.

Esse programa de intercâmbio é a oportunidade ideal para aqueles que desejam aproveitar as férias para conhecer países fora dos roteiros convencionais e, ao mesmo tempo, oferecer ajuda humanitária ou ambiental com todo amor e gratidão.

Se o destino escolhido for a África do Sul, existe ainda a possibilidade de combinar o Trabalho Voluntário com um curso de idiomas para aperfeiçoar o inglês. Essa foi a experiência escolhida pela Experimenter Carla Amabile e você pode conferir no vídeo abaixo:

Agora acompanhe a matéria a seguir e descubra tudo sobre Trabalho Voluntário no Exterior: o que é, quais os pré-requisitos, como funciona, quais as opções de destinos e programas, vantagens e muito mais! 

Aproveite e faça o download do nosso E-book sobre Trabalho Voluntário no Exterior.

Afinal, o que é Trabalho Voluntário no Exterior?

Trabalho Voluntário no Exterior nada mais é do que viajar para outro país com a intenção de ajudar comunidades carentes, animais resgatados e até mesmo crianças ou idosos em hospitais.

Entre as características desse tipo de intercâmbio está a flexibilidade. É possível fazer a maioria dos projetos durante todo o ano e permanecer no destino escolhido de 1 a 12 semanas conforme a sua disponibilidade. Além disso, você pode optar pelas datas de embarque e, também, pelo tipo de projeto que deseja participar. Tudo isso de acordo com o seu perfil e necessidade.

trabalho voluntario na áfrica do sul

Os mais de 50 projetos de Trabalho Voluntário oferecidos pela Experimento estão distribuídos em 3 categorias principais:

  • Social:  Nos programas sociais, os voluntários podem trabalhar em creches, escolas, dar assistência para jovens por meio de atividades esportivas ou atuar em projetos focados em empoderamento feminino ou em refugiados.
  • Ambiental: Os projetos ambientais são bastante comuns em países que possuem animais ameaçados. O voluntário irá ajudar na reabilitação de animais, em análises e pesquisas, ou até mesmo na infraestrutura turística dos parques de preservação.
  • Saúde: Por fim, nos programas voltados para a saúde, o voluntário irá trabalhar em hospitais ou centros de recuperação. Os candidatos podem vir de diversas áreas, porém, em alguns projetos somente são aceitos estudantes ou profissionais da área da saúde.

Quais são os pré-requisitos para fazer o programa?

Primeiramente, para viver a experiência de um Trabalho Voluntário em outro país é preciso ter o coração aberto e muita vontade de ajudar o próximo. Os demais requisitos são:

  • Ter a partir de 18 anos (alguns projetos aceitam voluntários a partir de 17 anos desacompanhados);
  • Se você tiver menos de 18 anos, saiba que também existem projetos que aceitam voluntários a partir de 13 anos de idade desde que estejam acompanhados por um responsável;
  • Estar apto de forma física e emocional para participar do projeto escolhido;
  • Ter nível intermediário de inglês ou do idioma falado no destino escolhido. Se você não se encaixa nesse requisito, fique tranquilo! Basta viajar com alguém que saiba se comunicar em outra língua;
  • Dependendo do projeto escolhido, será necessário apresentar habilidades específicas como, por exemplo, ser um profissional da área da saúde ou ter experiência em trabalhos pedagógicos. 

Eu tenho que pagar para fazer trabalho voluntário no exterior? 

Não, você não paga para trabalhar como voluntário no exterior. No entanto, existe um valor de investimento para custear a viagem. Para quem vai apenas voluntariar, por exemplo, existem programa a partir de USD 290. Comparados a outros programas de intercâmbio, inclusive, o Trabalho Voluntário no Exterior é mais acessível.

Neste valor, que pode variar para mais ou para menos de acordo com a duração do programa, está incluso acomodação (que pode ser em hostel, casa de família ou no próprio lugar do projeto), transporte e alimentação.  

O valor contempla ainda o treinamento antes do programa, suporte e assistência 24 horas por dia, além de uma doação para a ONG escolhida. 

Por falar em ONGs, saiba que todas são cuidadosamente selecionadas pela Experimento para que você e os demais voluntários realmente gerem um impacto relevante na região.

Entre os itens não inclusos no valor do programa, estão passagens aéreas, seguro viagem e despesas com visto (caso o país de destino exija). 

Em quais países é possível fazer intercâmbio de Trabalho Voluntário?

Para conferir todos os países e cidades em que é possível fazer trabalho voluntário, faça o download no nosso E-book. 

Nesse material, aliás, você terá acesso a um mapa que mostra quais categorias de projeto (social, ambiental e saúde) estão disponíveis em cada país.

Uma dica muito importante: deixe suas paixões e habilidades guiarem a escolha do seu destino e projeto. 

Os projetos mais procurados para a realização do trabalho voluntário ficam nos seguintes países: África do Sul, Tailândia, Etiópia e Gana. Acompanhe a seguir um pouco mais sobre alguns deles! 

ÁFRICA DO SUL: HOUT BAY CHILDREN’S PROGRAMMES

O projeto Hout Bay Children’s Programs oferece serviços de desenvolvimento na primeira infância e atendimento aos pobres na comunidade de Imizamo Yethu, na cidade de Hout Bay, próxima a Cape Town, na África do Sul.

A creche funciona 5 dias por semana atendendo e fornecendo um espaço de aprendizagem seguro para 250 crianças com idades entre 10 meses a 6 anos, enquanto seus pais podem procurar trabalho em cidades vizinhas.

Entre as diversas atividades do voluntário estão:

  • Receber as crianças e ajudar na preparação do dia na escola;
  • Ajudar na alimentação dos pequenos e, depois, na escovagem dos dente;
  • Brincar, cantar e participar de atividades lúdicas;
  • Suporte emocional;

TAILÂNDIA: CUIDANDO DE ELEFANTES

Muitos elefantes foram capturados na selva para trabalhar como instrumento de agricultura na Tailândia. Atualmente, essa prática é severamente condenada no país e os animais precisam de tratamento e atenção para sobreviver.

Você vai aprender a dar banho, caminhar, alimentar os elefantes e passar alguns dias com os cuidadores e suas famílias – uma forma única de conhecer a rotina dos tailandeses, interagir com moradores e garantir o bem-estar da comunidade para os próximos anos.

Esse projeto acontece em Chiang Mai, uma pequena cidade turística no “Triângulo Dourado”, a área ao longo do rio Mekong, onde a Tailândia, Laos e Myanmar se encontram. 

Entre as diversas atividades do voluntário estão:

  • Aprender sobre a dinâmica social, rotina e tratamento das famílias de elefantes;
  • Entender as dificuldades e problemas enfrentados por esses animais na Tailândia e como seu trabalho pode ser mais efetivo em prol do bem estar destes;
  • Interagir e preparar alimentos para os animais e uma série de tarefas relacionadas aos seus cuidados.

ETIÓPIA: EMPODERAMENTO FEMININO

Prepare-se para conviver com 8 mulheres artesãs da tribo Bana que confeccionam peças em barro e argila para serem vendidas como artesanato local. 

Diferente dos demais projetos, a ideia desse não é ter atividades pré-determinadas, mas que o voluntário entenda e divida com essas mulheres as suas necessidades e as atividades a serem executadas.

Para participar desse projeto, é necessário ter experiência com confecção de peças manuais para ensinar técnicas novas às artesãs. Também são bem-vindos voluntários que tenham background em ações de empoderamento feminino e que possam dar aulas ou workshops, não só de artesanatos, mas de empreendedorismo, para capacitá-las a gerirem seus negócios.

Esse projeto acontece em Jinka, uma pequena cidade localizada no sul da Etiópia. Acredite se quiser: a cidadezinha concentra mais de 16 grupos étnicos diferentes e suas tribos são famosas no mundo todo.

GANA: EDUCAÇÃO INFANTIL

Realizado em Kumasi, esse programa é desenvolvido em creches e escolas públicas de Gana sob orientação de um professor local.

Além disso do trabalho social, esse programa tem como um de seus objetivos promover a interação entre voluntários das mais diferentes partes do globo, oferecendo encontros bem divertidos e enriquecedores entre todos os participantes.

Entre as diversas atividades do voluntário estão:

  • Ajudar os professores locais a desenvolver novas atividades escolares em sala de aula;
  • Desenvolvimento de programas criativos de tempos livres, tais como danças, artes, música, teatro, e etc.;
  • Ajudar as crianças com diversas necessidades de saúde e higiene pessoal;
  • Ajudar na organização da ONG (lavar a roupa e fazer as tarefas domésticas) bem como cozinhar e servir comida para as crianças.

Quais as vantagens e benefícios de fazer esse programa de intercâmbio?

Por fim, chegamos às vantagens de fazer Trabalho Voluntário no Exterior. Imagino que depois de ler toda a matéria você já deve ter descoberto diversos benefícios deste intercâmbio. Mas aqui vai uma listinha com todos os benefícios:

  • Ser agente de transformação de realidades;
  • Ajudar o próximo durante as férias;
  • Viajar para outro país e conhecer pessoas de diferentes lugares com o mesmo propósito que o seu;
  • Dias de folga para explorar a região e curtir os principais pontos turísticos;
  • Baixo custo em uma viagem internacional;
  • Flexibilidade de datas;
  • Opção de fazer um curso de inglês no período da manhã e voluntariar durante a tarde se optar pela África do Sul;
  • Experiência de forte impacto que além do aspecto pessoal, pode te ajudar (e muito) no aspecto profissional. 

Lembre-se de que escolher um programa de trabalho voluntário é viajar com propósito. É abrir não só a mente, mas o coração para o novo. Um novo sentimento, uma nova realidade, um novo alguém. 

Se você se interessou sobre trabalho voluntário no exterior, entre em contato com nossos consultores para saber mais e começar a planejar o seu intercâmbio no futuro! 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário