FÁILTE A IRLANDA! Conheça tudo sobre o país.

Experimento Experimento | 10 março, 2022
Compartilhar:

Failté significa Bem-Vindo em Irlandês, e é assim que queremos que se sinta durante esta série de conteúdos sobre este país que muito tem a nos oferecer, confira tudo sobre a Irlanda.

Para iniciar, nada melhor do que falar sobre informações gerais do país para te ajudar a se familiarizar com o destino, portanto, falaremos de clima, tradições, cultura e expressões irlandesas. Vem conosco?

CLIMA NA IRLANDA

Muitos podem julgar a Irlanda como um país frio e que só tem chuva, e isto não é verdade! Apesar de ter altos índices de chuva ao longo do ano, você pode se surpreender em relação as temperaturas durante as estações.

Banco do rio Lee em Cork, centro da cidade da Irlanda com várias lojas, bares e restaurantes. Pessoas andando na rua da terceira maior cidade do país

Durante o inverno, ele acaba sendo muito menos rigoroso do que diversos outros destinos, as temperaturas nesta época do ano chegam no máximo a -2ºC, sendo a média em torno de 8º C. Já durante o verão, a média da temperatura é entre 15ºC e 25ºC, o que torna esta época do ano perfeita para o acontecimento de diversos festivais culturais por todo o país.

TRADIÇÕES E CULTURA

Para entender melhor as atuais tradições e cultura da Irlanda precisamos entender que as características de seu povo e seus costumes tiveram muita influência ao longo dos séculos, seja por conta de sua colonização, seus povos antepassados ou também pela sua localização próxima a Inglaterra, Escócia e país de Gales.

O Povo irlandês é considerado um povo muito alegre e muito receptivo, o que faz com este povo se destaque positivamente em comparação a outros países europeus.

Crowd in the Shop street in Galway, Ireland. Galway will be European Capital of Culture in 2020

Entre as paixões do povo Irlandês estão a música, a dança celta, que é uma tradição de muitos anos, os esportes, onde os mais famosos e amados são o Ruby e principalmente os dois criados no país: Hurlling e o Futebol Gaélico. E por fim, mas não menos importante, a grande paixão nacional e orgulho de todo bom Irlandês, a cerveja Guinness.

Não podemos deixar de falar de tradição e cultura sem mencionar a data mais aguardada pelos Irlandeses e também por muita gente fora da Irlanda, o St. Patrick’s Day. Para conhecer tudo sobre este dia especial e ter muitas referências, dedicamos um artigo exclusivo em nosso blog.  

St. Patrick's Day, people with green hats in temple bar on March 17, 2019 in New Dublin, Ireland.

IDIOMA

A Irlanda é considerada um país bilíngue, pois além do inglês, possui também o Gaellic (Irlandês) como língua oficial. Apesar de não ser muito comum nos grandes centros ouvirmos pessoas falando no idioma gaélico, todas as placas de transito e decorações festivas do país possuem os dois idiomas representados.

Street from Galway, Ireland, September 2017

EXPRESSÕES TÍPICAS DA IRLANDA

Como todo país, algumas expressões são típicas da região, e por mais fluente no idioma somente conseguimos entender os seus significados caso seja nos ensinado, ou vivenciado no dia a dia. Para facilitar, ajudamos você com as principais expressões utilizadas pelo povo irlandês, assim, já consegue aprender mais e chegar falando como se fosse um nativo:

1.WHAT’S THE CRAIC?

Pode assustar um pouco ouvir esta expressão caso não há conheça, por isso ela é a primeira da nossa lista!

“What’s the craic” nada mais é do que uma forma de cumprimento, assim como no inglês americano é utilizado o “What’s up?”. Sua tradução seria algo como “Qual a boa? ” “O Que está rolando? ” Ou seja, uma forma mais informal de cumprimentar quando se chega a um local ou encontra com alguém.

2. A WHALE OF TIME

É uma das expressões mais utilizadas pelos irlandeses, principalmente os mais velhos, para desejar coisas boas! Seu significado é algo do time “Se divirta” ou até mesmo para demonstrar que você teve um momento muito bacana em determinada situação.

3. I WILL YEA

“I will yea” parece contraditório, mas significa algo que você não irá fazer! Para trazermos algo para nossa realidade é quando dizemos no Brasil algo do tipo “Ah vou sim! ” Ou seja, quando utilizamos a frase na afirmativa para dizer algo que definitivamente não iremos fazer.

4. GRAND

Quando for para a Irlanda substitua o que aprendeu de responder um “How are you? ” Com um “i’m fine, thanks” Na Irlanda é muito utilizado o termo “Grand” que significa ótimo! Portanto quando te perguntarem como você está, responda com um “I’m Grand, thanks, and you? ” E você falará como um típico nativo.

5. PINT OF GAT

Se chegar em um PUB e pedir uma Pint of Gat, pode ficar tranquilo que o atendente te entenderá, afinal, “paint of gat” significa uma paint de Guinnes. Esse tesouro irlandês pode ser encontrado em todos pubs, restaurantes e bares da cidade, afinal, sempre é uma boa hora para uma “paint of gat”.

 

RELATO DE EXPERIMENTER:   IRLANDA POR QUEM VIVEU

Mulher numa paisagem de braços abertos com mar e montanhas ao fundo

Esther Vega

“Com certeza o intercâmbio foi a experiência que mais marcou a minha vida. Escolhi a Irlanda porque é um país rico em história e por conta de todas as suas paisagens naturais. A Irlanda é cheia de oportunidades e pessoas do mundo todo, o que é ótimo para conhecer novas culturas e fazer amizades.

Morei em Dublin por um período total de 2 anos, e tive a oportunidade de viajar para todos os condados da Irlanda, além de fazer 6 viagens para outros países na Europa!

Não existe nenhuma experiência que se compare a fazer um intercâmbio, além das amizades que você irá levar pelo resto da vida. ”

Esta é somente a primeira parte da séria sobre a Irlanda que divulgaremos ao longo do mês de março! Mas caso já tenha se apaixonado pelo país quer garantir as promoções vigentes no mês da Irlanda na Experimento, fale AGORA MESMO com uma de nossas lojas clicando no link!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário