Saint Patrick’s Day – História, Símbolos e Curiosidades

Experimento Experimento | 16 março, 2021
Compartilhar:

Você já participou de algum Saint Patrick’s Day? Essa celebração acontece no dia 17 de março e é cada vez mais popular aqui no Brasil.

Um dos motivos dessa popularização certamente é o intercâmbio. Afinal, muitos brasileiro voltam trazendo essa tradição na mala.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa data cada vez mais importante?

Quem foi São Patrício

saint patricks day

Acredite se quiser, mas o padroeiro da Irlanda nasceu na Grã-Bretanha, que vivia sob domínio dos Romanos na época. Não se sabe exatamente o ano ou a região. Mas sabe-se que seu nome original era  Maewyn Succat.

O primeiro contato de Succat com a Irlanda não foi muito legal.

Aos 16 anos foi sequestrado por piratas e vendido como escravo para a Ilha Esmeralda. De família católica, ele se espantou com o paganismo dos habitantes. A situação e o contexto fizeram com que ele se tornasse cada vez mais religioso.

Depois de 6 anos em cativeiro, conseguiu fugir e voltar para sua casa, onde se dedicou de vez à fé cristã. Posteriormente ele foi para a França onde estudou por 12 anos em um mosteiro. Depois se tornou bispo e finalmente adotou o nome de Patrick.

Diz a lenda que ele sonhou com a sua volta para a Irlanda e fez disso sua missão de vida. Assim ele embarcou para a Ilha com objetivo de catequizar o povo

Apesar de ser perseguido e muitas vezes preso, Patrick ganhou a simpatia do povo, pois sempre buscou aproximação de forma amistosa e paciente. Deu certo. A Irlanda se tornou um dos países mais católicos do mundo e ele se tornou o padroeiro do país.

A festa 

saint patricks day 2

Olha que curioso: a origem da celebração não nasceu na Irlanda e sim nos Estados Unidos!

É que a comunidade irish é muito grande no país, então, a partir  do século XVIII,  muitos irlandeses passaram a celebrar anualmente seu padroeiro em cerimônias mais religiosas do que festivas.

E foi assim por décadas! Dizem que os primeiros desfiles datam ali por volta de 1760.

Mas só no século XX essa tradição ganhou ares mais festivos e passou a invadir pubs e paradas nas ruas. pelo mundo.

Ou seja: a atual celebração é algo bem recente. Então não é incrível que já seja a data festiva mais famosa do mundo?

Símbolos

saint patrick's day

Uma das razões da popularização do St. Patrick’s Day pelo mundo são suas cores e símbolos. Só para você ter ideia, o Japão já celebra há 20 anos e o motivo é que os japoneses adoraram a estética do evento.

Por aqui não é tão diferente. Dia 17 de março é normal ver as pessoas com chapéus e cervejas verdes ou barbas ruivas nas redes sociais.

Mas melhor do que celebrar, é celebrar sabendo o significado.

Trevo de 3 folhas

Uma das histórias de São Patrício diz que ele usou o trevo de 3 folhas para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos da Ilha. 

Ele é conhecido como Shamrock.

Bandeira 

O país passou por graves conflitos religiosos ao longo de sua história. O verde simboliza o cristianismo, o laranja os protestantes e o branco a paz entre as duas religiões.

Leprechaun

São duendes guardiões de tesouros do folclore irlandês. A lenda diz que eles se escondem em potes de ouro encontrados no fim do arco-íris. Mas avistar um é quase impossível, já que você não pode ser visto por ele antes.

Também dizem que ele não curte muito a aproximação com humanos, mas que se gostar de um entrega um belo par de sapatos, o que garante muita sorte ao presenteado. 

Ah, não estranhe se algum irlandês deixar um par de sapato com 3 moedas de ouro.  Outra tradição garante que isso agrada o leprechaun, que oferece prosperidade ao lar.

Muitos elementos do St. Patrick’s vem desse simpático ser folclórico. Notem que ele usa uma cartola verde. Já viu ela por aí?

Curiosidades

17 de março

É o dia da morte de São Patrício. Ele foi enterrado na cidade de Downpatrick. Esse dia é feriado nacional na Irlanda. E lá, se a data cai no domingo, o feriado é transferido para a segunda.

Não existe cobras na Irlanda

É isso mesmo! Mas por que falamos disso num post do Saint Patrick’s Day? Porque a lenda diz que elas foram expulsas da Irlanda por São Patrício.

Só que é só lenda mesmo. Cobras nunca habitaram a ilha.

O maior desfile

O mais famoso certamente é o de Dublin, mas o maior acontece em Nova York. Há uma grande comunidade irlandesa na cidade.

Rio verde em Chicago

st patricks verde

Desde 1962 a cidade de Chicago pinta seu principal rio de verde. A cidade utiliza uma tinta não tóxica que tem efeito por cerca de 5 horas. A fórmula é exclusiva deles, que mantém em segredo.

Pintar lugares icônicos de verde se tornou uma tradição mundial.

Azul e não verde 

Por muitos anos a cor da festa era azul. Isso mesmo! Antigamente achavam que verde era uma cor que trazia azar.

Milhões de Guinnness 

st patricks day

A venda da cerveja Guinness dispara no mundo. Estima-se que diariamente sejam vendidas cerca de 5,5 milhões de pints (copo de 500 ml). No Saint Patrick’s Day esse número vai para 13 milhões!


E aí, curtiu saber um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day? Esse ano não vai dar para comemorar como a gente gosta, mas que tal se preparar para viver isso no ano que vem?

Fale com nossos consultores para planejar seu intercâmbio!

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário