DESVENDANDO MALTA

Experimento Experimento | 13 novembro, 2018
Compartilhar:

Malta foi descoberto há pouco, mas já é muito procurado por intercambistas de toda parte do mundo. Tem chamado a atenção, disputado com destinos muito populares como Estados Unidos e Nova Zelândia, e nós da Experimento vamos te dizer o porquê.

Localização e Idioma

Este pequeno arquipélago no Mar Mediterrâneo fica próximo à Itália e pode ser considerado um pedacinho do Paraíso. Ocupando as ilhas maltesas, alcançou sua independência do Reino Unido em 1964, e desde então vem se desenvolvendo, sendo membro da união europeia desde 2008. Possui um passado histórico muito rico, marcado pela passagem de grandes povos como fenícios, romanos, árabes, mouros, espanhóis e outros.

Por sua colonização ter sido composta por muitas nações, e por ter sido governada pelo Reino Unido até metade do séc. XX, Malta possui dois idiomas oficiais: O Maltês e o Inglês.

Ou Seja, lá você terá a oportunidade “dois em um”. Praticar o inglês, e ao mesmo tempo, vivenciar a cultura Europeia, mais próxima à realidade das cidades do sul da Itália.

Malta

Forte de Vittoriosa e Grand Harbour.

Principais Cidades

Valletta, a capital do país, foi a primeira cidade planejada de toda a Europa. Por sua localização ser praticamente um elo entre o continente Europeu e Africano, sempre foi alvo de muitas invasões, e o objetivo era fazer da cidade uma espécie de fortaleza. Nesta cidade calma, o ideal é turistar pelos inúmeros pontos históricos e pela cultura. Monumentos exuberantes, museus, construções como a nova sede do parlamento e a catedral de São João, e seu mar, fazem da cidade um charme só.  

Já St Julian possui uma agitação maior. Com vida noturna bem agitada, Julian S possui uma estrutura urbana maior para estudo e trabalho, além disso, há muito incentivo aos esportes e muitos programas turísticos voltados para mergulhos e praias locais. Afinal de contas, Malta é um paraíso de belezas naturais.

Mas não se preocupe, outras cidades como Gzira, Sliema e Floriana também oferecem muitas atividades e benefícios para os visitantes.

Malta

St Julian’s

Clima

Em Malta, você encontra praticamente duas estações: Verão (de abril a setembro), e inverno (de outubro a março). Com um clima predominantemente seco e ensolarado o ano todo,  os malteses estão acostumados com as altas temperaturas. E, apesar do inverno não ser muito rígido – variando entre 9 e 16 graus -, traz consigo chuvas torrenciais.

Malta

Natalia Freitas, Experimenter em Malta.

 

Transporte

Assim como na Inglaterra, a direção e o trânsito é do lado direito, e logo você irá se adaptar. Apesar de seu tamanho que não chegar nem à metade de São Paulo e não possuir metrôs e trens, Malta possui diversas linhas de ônibus. Conta inclusive com ônibus noturnos e diversas opções de tickets, que variam de preço dependendo da usabilidade e quantidade de dias. Ah! sem falar dos aplicativos que informam os horários de cada linha de ônibus, que facilitam o planejamento das suas atividades locais.

Além disso, também estão disponíveis “táxis compartilhados”, ou melhor dizendo, vans compartilhadas. Elas rodam em todos os lugares e funcionam também de madrugada, o que é uma boa para quem vai curtir balada.

Boemia

Apesar dos cidadãos malteses terem um comportamento mais interiorano, também são cosmopolitas. E nada como uma boa vida noturna, e uma boa boemia para integrar todas estas culturas que se encontram neste lindo país, não é? Em St Julian’s por exemplo, os programas noturnos são diversos, e para melhorar, não cobram a entrada, apenas o consumo. Tem opções para todos os gostos, desde algo mais “cult” como pubs, até baladas de música eletrônica.

Malta

Blue Grotto St. Julians – Malta.

Intercâmbio em Malta

O Governo Maltês não exige visto prévio, o que facilita muito a ida dos estudantes, lembrando que para tal, são permitidos cursos de até 90 dias, havendo a possibilidade de prorrogação do visto. Além disso, também possibilita que, dentro de algumas condições, os estudantes possam estudar e trabalhar, fato que torna este destino ainda mais atraente. Não importa a faixa etária, Malta tem lugar para todos!

Infelizmente, por enquanto só existem programas de Cursos de Idiomas em Malta. Mas como o país está em constante movimentação devido ao sucesso do destino, acredita-se que futuramente possa haver abertura para outros programas. Um exemplo disso é a abertura para a modalidade de trabalho + estudo, que anteriormente não era permitido.

Por outro lado, dentro do programa de idioma, as escolas parceiras da Experimento são extremamente bem reconhecidas, e dão todo o suporte necessário para o estudante unir o estudo, com esta experiência mágica deste destino. Confira nossas escolas!

Depoimento de Experimenter

“Passei 4 semanas estudando inglês em Malta e vivi experiências maravilhosas, voltei com o coração apertado de saudade mas carregado de lembranças e experiências. Conheci muita gente de diferentes partes do mundo, fiz grandes amizades, que sei que vou levar pra vida toda, visitei lugares maravilhosos, cada paisagem que essa ilha carrega é de se emocionar e ainda aprimorei meu inglês. As cidades carregam tanta história que a cada passo parece estarmos vivendo naquela época. Foi tudo maravilhoso. Obrigada Experimento e EC por todo suporte e paciência que tiveram comigo!” Natalia Freitas, Experimenter de Idiomas em 2017.

Malta

Natalia Fernandes, Experimenter em Malta.

Curiosidades

Existem algumas curiosidades sobre Malta que são muito interessantes, e com certeza, tornam este país um local ainda mais encantador.

Educação

Você sabia que o nível de escolaridade maltesa ultrapassa os 98% da população? Apesar da quantidade de habitantes ser pequena, este é um sinal bom sinal, tendo em vista seu ensino de qualidade, baseado nos modelos de ensino britânicos.

Abastecimento

Lá não existe água doce. Por não possuir lagos, rios e/ou reservatórios, Malta não possui água potável de fácil acesso. Para transformar a água salgada, contam com três usinas dessalinizadoras: em Cirkewwa, Pembroke e Ghar Lapsi, onde a água é extraída, tratada e distribuída.

Mas o que isso significa? Significa que o uso da água potável tem que ser muito consciente e sem desperdícios. Portanto, é indicado que a utilização da água de torneira por exemplo, seja utilizada somente para cozinhar, lavar louças e etc. Água para consumo, deve ser comprada, ou extraída de purificadores.

Cultura Católica

O Estado de Malta declara o Catolicismo Romano como sua religião oficial. Os povos que passaram por seu território e o governaram em grande maioria tinham ligações históricas com a Igreja Católica. Uma grande amostra desta autêntica relação são as inúmeras e graciosas igrejas espalhadas pelas ilhas. Entretanto, a liberdade religiosa é garantida, e muito respeitada por todos.

Em resumo, fazer intercâmbio em Malta pode ser muito vantajoso por unir o que muitos destinos oferecem, por um preço muito mais competitivo. Sem falar da qualidade de vida, que não perde nada para grandes nações mais badaladas. Gostou? Entre em contato com a Experimento, e embarque nessa com a gente!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad