DIÁRIO EXPERIMENTER – INTERCÂMBIO EM FAMÍLIA NO CANADÁ

Experimento Experimento | 21 Fevereiro, 2019
Compartilhar:

Intercâmbio em família, é isso mesmo? Sim! Calma que você vai entender tudinho…

Ahhh, intercâmbio! Aquela fase da vida que queremos sempre descobrir o desconhecido! Novas histórias, amizades, países e idiomas. Mas como você definiria um intercâmbio? Nada melhor do que conhecer alguém que viveu tudo isso para contar as emoções, dificuldades, estudos e muitas outras coisas, não é mesmo? A experimenter Mel Lopes fez High School no Canadá e contou um pouco sobre como esta viagem mudou a sua vida!

E tem mais um pequeno detalhe: Ela embarcou para o destino com toda a família! Sim, sua viagem contou com a presença do seu irmão, Victor, e dos seu pais, Lara e Danilo! Cada integrante da família Lopes fez um programa de intercâmbio e viveu momentos únicos. Para descobrir como é fazer um intercâmbio em família, acompanhe a nossa entrevista com a Mel =)

Diário de Intercâmbio

A família Lopes aproveitou muito a temporada em Vancouver!

Experimento: Como surgiu a ideia e como é feito um intercâmbio em família?

Mel: Viajar e conhecer novas culturas sempre foram prioridade em nossa família, mesmo antes da gente nascer. Meus pais já sabiam tudo sobre intercâmbio! Quando ainda eram solteiros, eles fizeram três intercâmbios e minha mãe morou nos Estados Unidos, na Europa e na África, chegando inclusive a fazer um intercâmbio de trabalho assim que se formou. Quando eles se casaram, as viagens em família foram ficando tão frequentes que, há alguns anos, resolvemos criar um canal no YouTube para compartilhar as nossas aventuras pelo mundo, o Viagem Tamanho Família.

Quando chegou a época do meu irmão, Victor, estudar fora, surgiu a ideia maluca de fazermos um intercâmbio em família. Fomos a várias agências no Brasil, mas só a Experimento entendeu a nossa proposta. E assim, com o IELTS (um teste internacional que avalia o nível de fluência na língua inglesa) nas mãos, muitas expectativas e, principalmente, com muita coragem, voamos para Vancouver, no Canadá, em busca do nosso sonho. Minha mãe, advogada, largou tudo para nos acompanhar, e o meu pai, que não podia largar o trabalho aqui no Brasil, acabou ficando na “ponte aérea” Brasil-Canadá por um ano.

O que fizemos por lá?

A experiência foi extraordinária! Meu irmão e eu fomos matriculados na Burnaby South Secondary High School, onde tínhamos aulas de mídia digital, marketing, produção de TV, costura, economia doméstica, teatro, marcenaria, dentre muitas outras matérias. Fomos até premiados pelo nosso desempenho acadêmico! Minha mãe fez college em Hospitality and Tourism e, por ser fluente em inglês e francês, não demorou a encontrar o trabalho dos sonhos: ela era funcionária permanente e full-time do Aeroporto Internacional de Vancouver, no setor de imigração, considerado por novo vezes o melhor aeroporto da América do Norte.

Assista a seguir o vídeo feito pela Mel e pelo Victor sobre a Burnaby South Secondary High School:

 

Experimento: Como vocês aprenderam um novo idioma viajando em família?

Mel: Para quem pensa que em um intercâmbio em família só se fala português, está muito enganado. Cada um tinha as suas atividades e obrigações e cumpríamos tudo certinho falando MUITO inglês. A minha mãe ia para o trabalho, eu e o Victor estudávamos muito durante o dia e, depois, ainda tínhamos tempo de sair para nos divertir com os nossos amigos pela cidade. Por ser um país extremamente seguro, andávamos sem medo pelas ruas do Canadá. Além disso, como morávamos muito perto da nossa escola, a nossa casa passou a ser como espécie de embaixada para vários intercambistas.

Experimento: Vocês viajaram durante o intercâmbio?

Mel: Durante o nosso tempo livre no Canadá, tivemos a oportunidade de viajar para os Estados Unidos por quatro vezes: fomos à Seattle, Las Vegas e duas vezes à Califórnia. Além disso, também fomos às excursões tradicionais que fizemos com a nossa escola a vários lugares dentro da Província de British Columbia (como lagos e estações de esqui). O Victor ainda teve a oportunidade de viajar com sua turma para um curso de Marketing na Disney!

Intercâmbio em Família

Momentos inesquecíveis (e na neve) que a família jamais esquecerá!

 

Experimento: Quais são os pontos positivos e negativos do intercâmbio?

Mel: Sobre os pontos positivos e negativos da nossa vida no Canadá, as maiores dificuldades que enfrentamos por lá foram: as diferenças culturais (já que Vancouver fica no oeste do Canadá e, portanto, com muita influência asiática), a alimentação (tivemos que aprender a gostar de comida japonesa, tailandesa e chinesa), a necessidade de aprender a conviver com a neve, além do medo inicial de não conseguirmos fazer amizade com os canadenses.

Quanto às coisas boas, destacamos o desenvolvimento da nossa autonomia, a convivência com pessoas de diferentes nacionalidades, a fluência no inglês (afinal, a segurança da conversação diária a gente só adquire vivendo em um país de língua inglesa), a receptividade dos canadenses, os novos hábitos adquiridos (passamos a comer, por exemplo, legumes crus por influência dos nossos amigos canadenses), as celebrações típicas que fazíamos questão de participar (Halloween e Thanksgiving, por exemplo) e toda uma nova percepção de mundo como algo muito maior do que imaginávamos.

E o contato com os amigos que fizeram lá, se manteve?

Após vários meses do nosso retorno ao Brasil, as amizades construídas no Canadá continuam mais fortes do que nunca. Falarmos diariamente com nossos amigos através das redes sociais.

As relações e emoções vividas em um intercâmbio são eternas. As pessoas que conviveram conosco no melhor ano de nossas vidas ficarão para sempre em nossos corações. Temos saudades da escola, da rotina, das viagens, das comidas, as alegrias e até mesmo das dificuldades. Tudo nos faz ter a certeza de que fizemos a melhor escolha. Vimos que é possível estudar o idioma, viver momentos inesquecíveis e que a família é nossa base para tudo! Este intercâmbio, apesar de ter sido uma ideia maluca no início, foi, definitivamente, a melhor aventura das nossas vidas!

Intercâmbio em família

“As amizades que fizemos durante o intercâmbio ficarão para o resto da vida!”, destacou Mel.

Dicas para um intercâmbio

Os irmãos Mel e Victor, fundadores de um canal com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube, produziram um vídeo especial com dicas para você realizar um intercâmbio High School. Fique ligado no vídeo e prepare-se para viajar ainda este ano!

E aí, curtiu a experiência de Intercâmbio em família da família Lopes? Então aproveite nossa promo especial de High School para o Canadá e faça um semestre do Ensino Médio fora Brasil ainda este ano!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad