Como aprender um novo idioma em 4 passos infalíveis!

Experimento Experimento | 09 março, 2021
Compartilhar:

Se você tivesse a oportunidade de conversar com uma conceituada poliglota, o que perguntaria para ela? Eu seria direto: como aprender um novo idioma? Minha esperança seria que ela me desse uma fórmula mágica, que resolvesse tudo rapidamente.

Tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que já fizeram essa pergunta a políglotas conceituados. A má é que não existe fórmula mágica.

Mas não se preocupe. Apesar de não ser tão simples como todo mundo gostaria, não é tão complicado quanto muita gente acha que é.

A seguir vamos mostrar os 4 pilares do aprendizado segundo a poliglota Lýdia Machová, que aprendeu a falar 9 idiomas sozinha!

Divirta-se aprendendo 

como aprender um idioma 1

 

O primeiro pilar de Lýdia é a diversão como aliada. Segundo ela, aprender não pode ser uma tarefa chata. Por isso temos que inserir estímulos no nosso aprendizado.

Ela conta que uma das formas dela aprender espanhol foi lendo livros do Harry Potter. Mais curioso ainda é quando ela conta que aprendeu alemão assistindo Friends!

Faça o mesmo!

Ouça podcasts, leia livros, veja séries, faça receitas, escute músicas… o importante é trazer o idioma para o seu dia a dia.

Defina um método

Cada um aprende de uma forma diferente.

Quando eu estava na escola, tinha muita dificuldade em matemática. Isso acabou quando descobri que a melhor forma de aprender era fazer o mesmo exercício várias vezes até entender o resultado.

Isso se chama método! Por essa razão, você precisa desenvolver o seu.

Faça uma lista de palavras que precisa aprender, divida o conteúdo em partes que façam sentido, ouça um áudio várias vezes. Teste muitas coisas até entender qual método faz mais sentido para você.

Crie um sistema

aprender um novo idioma 3

Esse é fundamental para você aprender um novo idioma.

Criar um sistema é definir como e quando você vai aprender. Vai fazer aulas? Vai usar aplicativos? Quando fará isso? Quantas vezes por semana?

É claro, dentro do sistema é importante ter disciplina. Ela será sua maior parceira nessa jornada!

Tenha paciência

como aprender um novo idioma - 2

Lembram da pergunta que fizemos à poliglota? “Como aprender um novo idioma”. Ela é um resumo da nossa pressa, talvez a maior vilã do processo.

Da mesma forma que cada um tem seu método, cada pessoa tem seu tempo. Respeite o seu!

Entenda que você vai errar, que vai ter uma ou outra dificuldade e que isso é  normal! Inclusive é uma forma de aprender.

Quanto mais você errar e perceber, mais vai prestar atenção no que precisa melhorar. Relaxe e divirta-se, como dissemos lá em cima.


Gostou das dicas da Lýdia Machová? Veja aqui a palestra completa dela no TED!

Agora deixem a gente complementar. Uma das formas mais rápidas de aprender é o intercâmbio. É fato comprovado! Afinal, você vai ter acesso a tudo isso que falamos de forma natural, já que vai viver um novo idioma.

Então para saber mais sobre intercâmbio, fale com nossos consultores!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário