Halloween fun facts: Os 14 melhores para você se divertir!

Experimento Experimento | 22 outubro, 2020
Compartilhar:

A época mais tenebrosa do ano chegou: O Halloween! E com ela, muitas curiosidades e fun facts que você provavelmente já deve ter se perguntado “De onde veio isso?”

Antes de tudo, é importante lembrar que esta data é muito popular em alguns dos destinos oferecidos pela Experimento – principalmente nos Estados Unidos e na Irlanda – e que a festa costuma movimentar muito a vida de jovens de adultos (intercambistas idem), com confraternizações e tradições! Ou seja, é um feriado muito marcante na imersão cultural de um programa de intercâmbio.

Sendo assim, nossa missão é explicar em apenas 14 fun facts de halloween, as maiores curiosidades sobre data! Confira:

O motivo das fantasias

A tradição de usar fantasias assustadoras no Halloween vem dos antigos celtas, que inegavelmente, tinham uma razão macabra para fazer isso: naquela época, as pessoas acreditavam que vestir-se como demônios e coisas semelhantes confundiria ou afastaria os espíritos malignos que vagavam pelas ruas durante o Samhain, um feriado que era a versão pagã do Halloween.

Bruxa

Fonte: Giphy

Origem do nome

Os cristãos, em um esforço para converter os pagãos, mudaram o Samhain do Séc XI para uma uma celebração de 3 dias, que começava dia 31 de outubro. 

Os cristãos, em um esforço para converter os pagãos, mudaram o Samhain no século 11 para uma celebração de três dias, de 31 de outubro a 2 de novembro. A primeira noite deste feriado é chamada de All Hallow’s Eve, que eventualmente, se tornou o Halloween.

Halloween Fun Fact about date's name

Fonte: Giphy

Medo específico:  

Existe um nome para quem tem medo de Halloween: Samhainofobia.

Susto

Fonte: Giphy

Lanterna de Jack

As pessoas adoram esculpir abóboras no Halloween, mas poucos conhecem a história sombria por trás desse adereço. De acordo com a tradição celta, um velho avarento costumava pregar peças nos demônios e por isso não tinha acesso nem ao céu nem ao inferno e foi condenado a vagar pela Terra e usou sua lanterna para desviar as pessoas de seus caminhos.

Aliás, as lanternas na Irlanda eram feita em nabos, batatas ou beterrabas! Nos EUA é que acabou mudando para abóbora e se popularizando, não só por lá, mas em todo o mundo.

Halloween Pumpkins Fun Fact

Fonte: Giphy

Olhares atentos

Diz a lenda que se você ver uma aranha na noite de Halloween, significa que um ente querido está cuidando de você. Então, se uma aranha aparecer: nada de pânico! 

Aranha

Fonte: Giphy

Vale a tentativa?

Dentre os fun facts de halloween, aqui vai um dos mais inusitados:

Segundo a lenda, se você colocar suas roupas do avesso e andar para trás no Halloween, verá uma bruxa à meia-noite.

Halloween Fun Fact About Witches

Fonte: Giphy

Tricks For Treats 

Na Escócia e na Irlanda, os jovens costumavam se fantasiar e visitar casas.  Se realizassem um “truque” (trick), como uma dança ou música, recebiam frutas, nozes ou moedas como guloseimas (treats).

kids asking for trick or treats

Fonte: Giphy

Surgindo o Souling

Esse ritual de doação de guloseimas tem um nome próprio na língua inglesa: souling. Como dissemos antes, o festival que deu origem ao Halloween que conhecemos hoje durava 3 dias, sendo encerrado no Dia de Finados (All Souls’ Day) em 2 de novembro! Mas, esta era uma prática comum entre cidadãos mais pobres, que usavam o dia com a finalidade de ir até as casas mais ricas pedir doações em troca de apresentações artísticas.

"Souling" Halloween Fun Fact Term

Fonte: Lexico Dictionary

Travessuras problemáticas 

Alerta Halloween Fun Facts bizzarros: 

Imigrantes escoceses e irlandeses na América do Norte trouxeram as fantasias e o costume do “souling”. Mas as novas gerações começaram a preferir brincadeiras a fazer apresentações. Na década de 1920, essas pegadinhas começaram a ficar mais sérias, gerando diversas denúncias de depredações. Como resultado, o aumento da violência dos “tricks” precisou ser contida pela lei, dando origem à tradição mais pacífica que conhecemos atualmente.

Fonte: Giphy

Significado das cores

O Halloween é tradicionalmente associado às cores laranja e preto: laranja por causa de sua ligação com a colheita do outono e preto por causa de sua conexão com a escuridão e a morte. Afinal, o Samhain pretendia celebrar a fronteira entre a vida e a morte. Arrepiei aqui.

Halloween afraid girl

Fonte: Giphy

Proibido para maiores

As autoridades em Belleville, Illinois criaram uma lei bizarra! A cidade proibiu doces ou travessuras para crianças com mais de 12 anos. Além disso, adolescentes que se aventurarem no Halloween para pedirem guloseimas podem ser multados em até US $ 1.000 (converti para reais e doeu). Obs: Alguns fun facts de Halloween não são tão “fun” para o bolso, rs. Já imaginou uma multinha dessas?  

Halloween Fun facts nada fáceis: Pense bem antes de escolher a sua fantasia

Ah, e é bom avisar: no Alabama tem multa para quem se fantasiar de padre.

Padre passando mal

Fonte: Giphy

 

Mais de dois terços dos americanos celebram o Halloween

De acordo com uma pesquisa do ccerca de 68% dos cidadãos dos EUA planejam celebrar o Halloween. É uma data muito popular no país e que, graças ao intercâmbio, se torna cada vez mais popular no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Any Halloween Fun Fact Questions?

Fonte: Giphy

O segundo maior dos EUA

Se falarmos em consumo, só perde para o Natal. Pois é, a Receita Federal calculou que em 2018 foram gastos cerca de 9 bilhões de dólares na preparação para a data. 9 bilhões em doces e fantasias! 

Baby Spending money

Fonte: Giphy

 

Prepare-se para o fim de semana mais teneboroso do ano, com muitas gostosuras e travessuras! Aliás, aproveite para falar com um consultor Experimento e planejar seu programa para o futuro. Quem sabe você não comemora o próximo halloween realizando seu intercâmbio?

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário