BARCELONA, UMA HISTÓRIA DE AMOR.

DORA NASPOLINI DORA NASPOLINI | 29 outubro, 2018
Compartilhar:

Barcelona é a cidade dos sonhos e do amor. Escrever sobre a minha experiência lá me deixa emocionada, por pensar que através do meu relato outras pessoas escolherão esse destino e, consequentemente, terão experiências incríveis. Praticamente todas as pessoas que conheci em Barcelona foram para visitar ou fazer um curso, e resolveram ficar. Ela causa esse efeito na gente, e não foi diferente comigo!

COMO CHEGUEI ATÉ LÁ?

Ano passado, resolvi deixar a universidade e o trabalho no Brasil durante um ano para viajar, estudar e trabalhar na Europa. Não tinha muitos planos quando saí daqui, e resolvi deixar as coisas irem acontecendo. Nos primeiros meses fiz um mochilão com uma amiga, até que chegamos em Barcelona em setembro/2017.

Dois dias foram suficientes para que quiséssemos ficar mais semanas, mas para isso precisaríamos de um emprego. Na Catalunha, para ter um emprego formal você precisa tirar um NIE (uma espécie de CPF), e tirar um NIE como brasileiro, ou como qualquer outro cidadão não europeu, não é tão fácil. Finalmente encontramos um “trabalho” em um hostel – onde nós oferecíamos o trabalho, e eles nos forneciam hospedagem e uma refeição ao dia – que nos permitiu ficar por 2 meses e conhecer melhor a cidade, na qual eu acabaria morando por um ano. Durante esse período, também vendia meus trabalhos de arte e era muito bem remunerada, se comparado ao Brasil.

O QUE ESPERAR DE BARCELONA?

A cidade possui tantos pontos positivos que você vai se apaixonando, a cada dia, por cada canto novo que conhece. Me lembro do primeiro impacto ao caminhar pelo Bairro Gótico, que é um bairro mais velho e central, onde fica a Catedral e todos os prédios antigos e lindos com varandas e plantas.

As ruas são estreitas e cheias de charme, de pessoas, de lojas legais, de cafés…É impressionante! Nos primeiros dias, fiquei na casa de uma amiga nas Ramblas, que conecta o bairro antigo com a Plaça Catalunia e o porto da cidade. Área muito turística, de bastante comércio, onde tudo acontece.

Como estudante de Artes Visuais e musicista, Barcelona foi amor à primeira vista. Andar pela cidade é respirar, escutar e assistir a arte nas ruas. Todos os projetos de Gaudí, um dos arquitetos mais revolucionários e originais (Casa Batilo, Casa Vincens, Sagrada Família), tornam a cidade única e muito especial.  Há sempre um evento cultural acontecendo, muita música ao vivo e pessoas nas ruas.

Barcelona Parc de La Ciutadella

Parc de La Ciutadella – Barcelona.

 

Barcelona

Sagrada Família – Barcelona.

LAZER

Os lugares que mais me fascinaram foram os picos de onde se pode ver a cidade de cima, haja visto que Barcelona é rodeada por morros, alguns deles viraram atrações por conta da vista. O Parc Gaudí por exemplo, é um programa imperdível, assim como Bunkers de Carmell. No primeiro, você vivencia a arquitetura de Gaudí, em um parque com mosaicos e estruturas arquitetônicas orgânicas rodeado por natureza. O segundo é um espaço gratuito, onde as pessoas se reúnem para ver o pôr do sol de cima da cidade, fazer um piquenique e escutar música, vale muito a pena.

Ao redor da cidade e em toda região da Catalunha existem muitos destinos para explorar. Sempre há algo para descobrir, seja uma trilha em montanhas, cachoeiras, lagos,  praias, ou mesmo parques de diversão como o do Salvador Dalí (tem o museu dele em Figueres).

Barcelona

Bunkers de Carmell – Barcelona.

CULINÁRIA E CUSTO DE VIDA

Morando lá também conheci culinárias internacionais, e com certeza é uma cidade que tem restaurantes maravilhosos para todos os gostos. Acabei comendo a famosa Paella poucas vezes, mas me apaixonei por comida vietnamita, indiana e egípcia.

Barcelona tem preços de uma capital Europeia (mesmo não sendo a capital Espanhola), mas não é cara como Paris ou Londres. Sendo assim, você pode morar lá sem gastar muito dinheiro e ter uma vida confortável.

Barcelona Culinária

Culinária – Barcelona.

TRANSPORTE

Morando no Centro (El Born), fazia praticamente tudo de bicicleta ou a pé, o que era incrível. O metrô funciona super bem e existem ônibus noturnos para os dias em que o metrô não funciona 24h. Lá você encontra transporte de qualidade, eficiência e segurança, mas ainda sim, não dá pra dar mole na rua (como em qualquer lugar do mundo).

Além disso, Barcelona tem muitos brasileiros, então eu podia escutar MPB em algum bar, comer pão de queijo ou tomar açaí pra matar a saudade de casa.

EXPERIMENTO EM BARCELONA

Bom, me apaixonei pela cidade e também pelo meu namorado, que continuou trabalhando lá como professor de Inglês. Agora em Outubro voltei para visitá-lo, e aproveitei para conhecer as escolas parceiras da Experimento de lá.

A Enforex está localizada no coração do Exaimple, que é o bairro mais central da cidade, mais precisamente entre o centro e Gracia, próximo à Plaça Catalunya. Fui super bem recebida por uma das coordenadoras da escola e fizemos um tour, onde pude conhecer a estrutura. A escola é grande, com 3 andares e uma área de convivência bem legal, com terraço e cafeteria. Já as salas de aula, acomodam no máximo 10 alunos, que são muito bem recebidos na sala de conferência com uma apresentação geral da escola e da cidade.

A EU Business – que atua também em outras cidades europeias – possui dois campi em Barcelona, e pude conhecer o localizado na Avenida Diagonal, uma das maiores e mais movimentadas da cidade. A escola fica em um bairro bem executivo, perfeito para quem quer estudar business, estabelecida em um prédio bem moderno, possui diversos andares de salas de aulas, salas de estudos, bibliotecas, etc.

Obs: Um grande benefício é a localização das residências estudantis, que ficam bem próximas à escola.

A palavra para definir Barcelona é: versatilidade. Cidade que agrada a todos, pelas inúmeras e mais diversificadas oportunidades de vida, estudos e programas. É viva e proativa, e ao mesmo tempo tranquila. Clássica e moderna, alegre e única. Barcelona é inesquecível!

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad