As tradições do Natal pelo Mundo

Experimento Experimento | 23 dezembro, 2020
Compartilhar:

O Natal é marcado por ser uma data com tradições muito sólidas, que são repetidas todos os anos em diversos lares pelo mundo. Aqui no Brasil temos uma ou outra diferença entre regiões, mas a base a essência é a mesma: reunir família, trocar presentes e comer itens básicos da ceia. 

Nesse post vamos conhecer um pouco mais sobre a tradição no mundo. Será que elas são parecidas com as nossas?

 

Ir ao KFC no Japão

Desde 1974 uma curiosa tradição natalina surgiu no Japão: levar a família para fazer a ceia no KFC. Não, você não leu ou entendeu errado. Estamos falando da famosa rede de fast food que vende frango frito.

E não pensem que é uma ou outra pessoa que fazem isso. Milhões de pessoas adotam essa tradição todo ano. E é tão popular que você precisa reservar com semanas de antecedência! 

Nós avisamos que o Natal pelo mundo ia te surpreender.

Esconder um picles na Alemanha 

Na Alemanha é comum esconder um picles na árvore de Natal. As crianças procuram o picles e a que encontra ganha um pequeno presente.

Aliás, já que estamos falando da Alemanha, sabia que a lenda do Papai Noel veio de lá. O bom velhinho é associado a São Nicolau, um generoso bispo que em vida ganhou a fama pela sua generosidade, ajudando pessoas pobres com saquinhos de moedas na chaminé das casas. 

Ele foi associado a uma tradição que começou no país, na região da Baviera. Segundo a lenda, Nikolaus viajava com seu burro durante a noite e distribuia guloseimas e brinquedos para crianças que se comportavam.

Casa de biscoito de gengibre nos Estados Unidos

ginger christmas

O Natal brasileiro tem muitas similaridades com o americano, mas vamos combinar que eles se empenham muito mais na data do que a gente. Uma tradição popular por lá é fazer biscoito de gengibre – algo que não é muito comum por aqui (uma pena, pois é delicioso).

Isso é ainda mais legal em Pittsburgh, na Pensilvânia. Lá existe uma competição para ver quem monta e decora a melhor casa de gengibre do Natal. É tudo muito bonito e criativo!

Cartas ao Papai Noel no Canadá

O Canadá tem uma tradição bem legal. Os correios de lá contam com um serviço que reúne voluntários para lerem e responderem as cartas que as crianças enviaram ao Papai Noel. Eles passam muitas horas trabalhando para devolver as milhões de cartas que recebem – sim, milhões! É uma escala bem grande.

Precisamos lembrar que esse serviço existe aqui no Brasil, numa ação muito legal dos Correios. Ou seja, você pode participar dessa tradição por aqui também!

Compras depois do Natal para os britânicos 

O Reino Unido e países que fizeram parte do seu império – como Austrália e Canadá, por exemplo – possuem um feriado pós Natal que acaba afetando muito a tradição de troca de presentes.

No dia 26 de dezembro é celebrado o “Boxing Day” nesses países. Os descontos são altos (chegando a 80%), o que movimenta muito o comércio e a economia. 

Então vale a pena passar a ceia sem presentes para investir no dia seguinte!

Esconder vassouras na Noruega 

natal mundo

O Natal não é uma boa época para fazer faxina na Noruega. Isso porque algumas pessoas têm o costume de esconder vassouras para que bruxas ou espíritos malígnos não as roubem e tragam má sorte ao lar.

Ok, temos o item mais estranho dessa lista!

Luzes na África do Sul

Uma coisa comum nas tradições de Natal pelo mundo são as luzes.

Na África do Sul isso ganha um destaque importante.  A Rua Adderley, na Cidade do Cabo, é a mais antiga da cidade

E é lá que o Natal começa, quando as luzes são acesas no primeiro domingo de dezembro.

Mais de 100 mil pessoas costumam participar dessa tradição popular.

Mangas e Bananas na Índia

Na índia, como não há pinheiros, algumas pessoas costumam decorar as suas casas com bananeiras ou mangueiras. Bem original! 

Pão no teto na Eslováquia

Essa é uma das tradições mais engraçadas da lista. Antes da família curtir o Natal, alguém deve ir para cozinha e preparar um prato chamado Loksa, que é feito com pão. 

Será que é gostoso? Ninguém sabe, pois não é consumido. Depois de pronto, o pão é atirado para o teto. A lenda diz que quanto mais fica preso no teto, mais sortes e riquezas a família terá.

Torta e Guinness na Irlanda

O Papai Noel é muito amado na Irlanda.

Tudo bem que os irlandeses são famosos por serem receptivos com os visitantes, mas o bom velhinho tem tratamento vip. Algumas famílias costumam preparar uma torta de carne e separar uma Guinness para que ele tenha uma visita inesquecível.

Claro que no dia seguinte devem entender que ele foi gentil e deixou a torta e a cerveja para que eles consumissem. Ou pelo menos é o que eu espero!

O malvado da Áustria 

Essa é uma tradição que nenhuma criança quer passar.

Lembram da lenda do São Nicolau que distribuia presentes na Alemanha? Bom, esqueci de falar que ele tinha um parceiro chamado Krampus, que punia as crianças que se comportassem mal durante o ano.

Na Áustria algumas pessoas costumam se vestir de Krampus no dia 5 de dezembro para sair na rua brincando de bater uns nos outros, para simular a tal punição. Ver isso não deve ser muito legal na infância.


Essa foi nossa lista de Natal com algumas tradições pelo mundo. Algumas estranhas, outras mais supersticiosas, mas todas fazem parte das culturas locais. E uma das coisas que mais acreditamos é que uma das melhores experiências da vida é vivenciar culturas diferentes.

Então fica a pergunta: qual tradição você gostaria de ver de perto?

Planos para seu futuro intercâmbio? Fale com nossos experts!

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário