ACOMODAÇÃO EM INTERCÂMBIO: COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO!

Experimento Experimento | 11 junho, 2019
Compartilhar:

O destino foi escolhido, o programa também, mas ainda não sabe qual é a melhor acomodação em intercâmbio para você? Essa decisão é muito importante, afinal a experiência depende muito de onde você se hospedará. Nada melhor do que poder dormir num ambiente acolhedor e aconchegante após um dia cheio no novo do país.

Para você não passar por situações chatas, é importante ter em mente quanto tempo vai ficar no exterior, quais são as suas necessidades e expectativas para a viagem e qual é o seu perfil de viajante. Você é daqueles estudantes good vibes ou mais certinho e organizado? Depois que esses itens estiverem decididos, é preciso olhar direitinho quais tipos de acomodações estão disponíveis para o seu intercâmbio e descobrir qual é a sua cara.   

Ah, não precisa se preocupar e pensar “e agora, o que devo escolher?”. Preparamos uma lista com tudo sobre os principais tipos de acomodações no intercâmbio! Bora ler?

 

Acomodação em Intercâmbio – Casa de família

A casa de família é a opção mais comum e tem o melhor custo-benefício porque lá é onde o estudante faz troca de cultura o tempo todo e pode treinar o idioma que está aprendendo em sala de aula durante todo o dia.

Muitas vezes a alimentação já está inclusa, mas em muitas casas você tem deveres e regras, como a de lavar a própria roupa, ter horários estipulados para jantar e para voltar para casa.

Au Pair e sua família em sua acomodação em intercâmbio.

O programa de intercâmbio Au Pair, nos Estados Unidos, é uma excelente opção para ficar em uma casa de família.

Mas, se por um acaso você não se adaptar a casa de família, pode trocar de residência? Isso vai depender do motivo e do tipo de intercâmbio que está fazendo. Se for um Curso de Idioma e o motivo for não gostar de algo que a família possui como hábito ou mania, a troca é feita tranquilamente após o pagamento de uma taxa determinada. Já se o motivo da mudança for da família ser grosseira ou ter feito algo mais complicado, como te colocar pra fora de casa, essa troca acontece sem a cobrança.

As regras mudam muito do que pode ou não ser feito, dependendo da família que te abrigar. Então, se você se adapta bem em diferentes lugares, é mais inseguro, quer mergulhar de cabeça na cultura local e/ou tem menos de 18 anos, essa é uma ótima opção. Um detalhe importante: apenas o Programa de Férias, dentre todos os programas de intercâmbio que oferecemos, impossibilita de usar este tipo de acomodação.

 

Acomodação em Intercâmbio – Residências estudantis

A residência estudantil é uma das opções de acomodação que está disponível para intercambistas que vão fazer High School, Programa Universitário, Formação Profissional, Programa de Férias e Curso de Idiomas.  

A principal diferença do dia a dia dos alunos do programa de férias e os outros estudantes de intercâmbio é que eles costumam ficar todos juntos na mesma residência estudantil durante a primeira parada do intercâmbio. Além disso, em alguns casos, essa residência pode ser nos quartos das mesmas universidades onde os intercambistas vão estudar. Já pensou, poder viver dias iguais aos dos filmes que mostram as universidades americanas?

Estudantes cozinhando e comendo em sua acomodação em intercâmbio.

O clima é bem descontraído na residência estudantil.

Já os estudantes de Formação Profissional, Programa de Férias e Curso de Idioma, ficam em residências fora da universidade e próximas ao centro da cidade. Além disso, eles vão ter que cuidar da higiene e limpeza do ambiente e dividir o lugar com estudantes de outras escolas por um longo período.

Os modelos das residências são bem variadas, mas geralmente são quartos duplos ou individuais com banheiros compartilhados no corredor. Quer privacidade e acesso a um banheiro individual? Prepare o bolso, pois terá que desembolsar um valor maior.

Se você é independente, gosta de liberdade e tem espírito jovem, essa é a melhor opção.

 

Acomodação em Intercâmbio – Campus universitário

Se você quer ter a experiência de estudar e viver em uma universidade no exterior, a melhor opção para isso é se hospedar em um campus universitário. Lá, você vai poder desfrutar de todos os benefícios do local, com quadras, academia e refeitórios. Os quartos geralmente são duplos com banheiro compartilhado no corredor.

O campus universitário está em segundo lugar quando se fala de valor gasto em acomodação. O preço é bem parecido com o de uma casa de família.

Importante: esta opção pode ser escolhida por intercambistas de curso de idioma e programa universitário.

Meninas conversando em sua acomodação em intercâmbio.

Viva como um verdadeiro estudante estrangeiro nos campus universitários.

Acomodação em Intercâmbio – Hotel

O hotel onde os intercambistas ficam é parecido com aquele que você escolhe quando vai viajar, sabe? Essa é a acomodação mais cara, mas a melhor para treinar o idioma com nativos, ter privacidade e independência.

 

Mulher descansando em sua acomodação em intercâmbio.

O hotel é ideal para quem gosta de conforto e privacidade total! 😉

O apartamento você pode escolher a opção Studio, com quarto, cozinha e da sala no mesmo lugar, ou pode optar pela opção de apto com 2 ou 3 dormitórios, onde terá o seu quarto e banheiro próprios, mas sala e a cozinha são compartilhadas com outros estudantes.

Essa acomodação é usada pelos intercambistas de programas de férias na segunda etapa do intercâmbio e é opcional para quem vai fazer curso de idioma, programa universitário e formação profissional.

 

Acomodação em Intercâmbio – Albergue e Hostel

Albergue e hostel são parecidos com a residência estudantil, onde o banheiro é compartilhado, mas nessas opções existem mais camas. Ao escolher essa opção, é preciso ter em mente que dividirá o espaço com pessoas que não são estudantes.

Estudantes conversando em sua acomodação em intercâmbio.

Essa acomodação é pra quem gosta de conhecer pessoas do mundo todo.

Essa opção de acomodação está disponível apenas para os Programas Universitário e de Formação Profissional.

E aí, conseguiu decidir qual é a melhor opção de acomodação para ficar durante o seu intercâmbio? Se sim, conta pra gente nos comentários. Mas se restou dúvidas, entre em contato pelas nossas redes sociais ou descubra a loja mais próxima de você.

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad