SAIBA COMO É O VALENTINE’S DAY AO REDOR DO MUNDO

Experimento Experimento | 14 fevereiro, 2019
Compartilhar:

Valentines Day

 

Desta vez, fevereiro não tem carnaval, mas tem Valentine’s Day! Bom, pelo menos em boa parte do mundo =).

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Porém, em muitos países, dia 14 de fevereiro é a data oficial para a demonstração de carinho e troca de presentes entre casais e amigos. O bom é que se você for um experimenter pode comemorar a data duas vezes por ano, não é?

Você já deve ter se perguntado “o que é Valentine’s Day?” e por quê nós, brasileiros, não comemoramos no mesmo dia que outros países do mundo. Pensando nisso, reunimos algumas curiosidades sobre uma das datas mais queridas do do mundo. Vem com a gente!

 

Como surgiu o Valentine’s Day?

A origem do Valentine’s Day tem muitas versões. A mais famosa é a de que São Valentim foi um bispo romano condenado à morte no século 3. O motivo? Ele celebrava casamentos durante as guerras da Idade Média, quando o Imperador Cláudio II havia proibido a união dos jovens a fim de ter mais soldados para as batalhas.

Existem relatos de que quando Valentim estava preso, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro, e o amor era tão forte que, milagrosamente, a moça voltou a enxergar. A última carta escrita pelo rapaz teria sido assinada como “de seu Valentim”. Em 496, a Igreja Católica definiu 14 de fevereiro, data em que ele foi morto, como o Dia de São Valentim. Desde então, os apaixonados da Europa e da América do Norte, começaram a trocar cartões e cartas feitas à mão para a pessoa amada, muitas vezes assinadas como a última mensagem do mártir.

Com o passar dos anos, com a industrialização e expansão do comércio, comemorar o dia dos namorados ganhou um significado diferente: as cartinhas deram espaço aos cartões impressos e presentes, como flores e chocolates, por exemplo.

Valentines Day

Onde o Valentine’s Day é comemorado?

E o Valentine’s Day não é celebrado apenas no hemisfério norte, viu? Afinal, demonstrar o carinho com o crush é uma tarefa muito gostosa e ninguém quer ficar de fora, certo? Por isso, cada região adaptou a data comemorativa aos seus costumes e tradições.  

Listamos países dos cinco continentes que comemoram o Valentine’s Day e que você pode conhecer com a Experimento!

Valentines Day

Infinitas possibilidade de comemorar o Valentine’s Day

Américas

Além de presentear os namorados, no Canadá e nos Estados Unidos as pessoas também aproveitam a data comemorativa para demonstrar carinho por amigos, familiares, vizinhos e colegas de estudo.

Alguns países, como Costa Rica, Equador e Peru, por exemplo, celebram o Dia Del Amor y Amistad. No México, além de flores e balões, algumas pessoas ganham um show exclusivo dos tradicionais Mariachi, um grupo super tradicional do país. Já na Guatemala, a data é conhecida como Dia del Cariño.

Japão

Na terra do sol nascente, a tradição começou incentivada pela indústria de chocolate. Lá a data é comemorada duas vezes por ano: no dia 14 de fevereiro são apenas as mulheres que presenteiam os homens com chocolates e no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem no White Day, um dia inventado por uma chocolateria local.

Austrália

Na semana do Valentine’s Day acontece a Cupid’s Undie Run, uma corrida beneficente  com o lema “Put on your best undies & party with us this February” (em português, “coloque sua melhor roupa de baixo e festeje conosco neste fevereiro”). Uma ótima pedida para quem está na Austrália!

Europa

Em algumas regiões da Inglaterra, as mulheres colocam folhas de louro embaixo do travesseiro para sonhar com os futuros companheiros. Também é comum presentear as crianças com doces e mimos. Já os casais, trocam chaves e fechaduras em formato de coração, símbolo da força e união do casal.

Na Itália e na França, além de presentinhos, os casais e amigos se reúnem para jantar e passear pelos pontos turísticos do país.

Valentines Day - Gif

 

Agora conta pra gente: qual destas comemorações é a sua favorita?

Se você quer fazer intercâmbio com seu amado(a), compartilhe a promo especial da Experimento e garanta um DESCONTO daqueles! Saiba mais aqui.

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad