FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTERIOR OU EXTENSÃO? QUAL A DIFERENÇA?

Experimento Experimento | 18 junho, 2019
Compartilhar:

Quer qualificar o currículo e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho? Então, você está na matéria certa! Na Experimento, além do tradicional programa de Formação Profissional no exterior, existe uma categoria chamada Extensão Universitária que, como o próprio nome sugere, é uma alternativa para aqueles que desejam dar aquele up na carreira.

Formação Profissional no Exterior - Estudantes

Que tal estudar no exterior?


Para você tirar todas as suas dúvidas sobre estas duas opções, fizemos uma entrevista com Analista de Produtos da Experimento, Guilherme Martins, para descobrir qual é o intercâmbio mais indicado para você!

Formação Profissional no Exterior

O curso de formação profissional no exterior é parecido com os nossos cursos técnicos e tecnólogos, pois dura pouco tempo. São 6 áreas de atuação diferentes: administração, gerenciamento e negócios, artes e design, comunicação, educação e treinamento, engenharia e tecnologia da informação, turismo e hospitalidade.

Além disso, os cursos são baseados em pesquisas de mercado nas empresas da região onde o intercâmbio será feito. Através das pesquisas, é possível descobrir quais requisitos os profissionais precisam ter para trabalhar no país. Esse tipo de intercâmbio é direcionado, dependendo do curso, para quem só tem o ensino médio.  

Extensão Universitária no Exterior

Já a Extensão Universitária acontece em faculdades bem renomadas, é direcionada para pessoas já graduadas e serve para quem quer fazer uma especialização na área. Isso significa que a pessoa precisa ter pelo menos iniciado a graduação – algo que não é necessário na Formação Profissional. Você pode estudar nas seguintes áreas: administração, gerenciamento e negócios, comunicação,  direito, educação e treinamento, engenharia e tecnologia da informação e turismo e hospitalidade.

Qual o tempo de duração de Formação Profissional e Extensão Universitária?

A Experimento oferece cursos de Formação Profissional que duram no mínimo uma semana e no máximo três anos. Enquanto isso, o de Extensão tem duração mínima de três meses, mas se você combinar vários cursos pode chegar ao período de estudo de um ano ou um ano e meio, por exemplo. Outro ponto importante da Extensão Universitária é que você não precisa fazer, necessariamente, cursos na mesma área. Então, por exemplo, um engenheiro que quer abrir um escritório, por exemplo, pode estudar negócios e marketing.  

Como são as aulas de Formação e Extensão?

Os cursos dos dois tipos de intercâmbio são muito práticos. Os estudantes têm poucas aulas teóricas e estudam de segunda a quinta-feira, e alguns fazem na sexta-feira também.

Os cursos são divididos por módulos e um mais populares dentro da Formação Profissional no exterior, o de atendimento ao cliente, por exemplo, tem 50 semanas e de oito em oito semanas, passando pela avaliação, o estudante muda de módulo. Mas se o curso for, por exemplo, marketing, administração, gerenciamento de projetos, turismo e design, que tem duração de um mês, os módulos duram uma semana.  

Quais são os requisitos para fazer esse intercâmbio?

As instituições pedem que o estudante tenha no mínimo 18 anos e não tem restrição máxima de idade. Dependendo do curso de Formação Profissional, só é necessário ter completado o ensino médio. Por outro lado, todos os de Extensão exigem nível superior completo. Existem cursos de  atuação, cinema e design que vão pedir um portfólio da área.

Nos cursos de Formação Profissional mais curtinhos, ou seja, de uma ou duas semanas, a pessoa pode ter nível do idioma do país de destino básico ou intermediário. No caso dos de Extensão, é necessário ter, no mínimo, nível intermediário.

Quais itens estão incluídos nesses programas?

Eu posso dizer que 90% dos cursos não incluem passeios e nem visitas a outros lugares fora da sala de aula. Mas em dois cursos de administração de curta duração na Alemanha e Espanha, os estudantes fazem visitas técnicas às empresas da região e passeios turísticos.

Na maioria dos países que permitem que estudantes trabalhem, como Canadá, Nova Zelândia e Austrália, os estágios remunerados ou não já estão inclusos no intercâmbio.

Em quais destinos os interessados nestes programas podem participar?

Se você deseja embarcar em um intercâmbio de Formação Profissional, poderá estudar na Austrália, Canadá, Espanha, EUA, França, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido e Alemanha.

Caso você queira fazer uma Extensão, terá que optar entre Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.

Aproveite a nossa promoção de formação profissional no exterior, peça um orçamento online ou vá em até a loja mais próxima descobrir o programa de intercâmbio que mais combina com você.

E se ainda restou alguma dúvida sobre a diferença de Formação Profissional e Extensão Universitária, acesse o nosso site.

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad