COMO SE PREPARAR PARA UMA UNIVERSIDADE NO EXTERIOR

Fernando Todesco Fernando Todesco | 26 dezembro, 2018
Compartilhar:

Olá Futuros Experimenters! Você sabe como se preparar para uma universidade no exterior? 

Ter experiência internacional no mundo globalizado de hoje, é condição fundamental para aqueles que desejam desenvolver uma carreira sólida e próspera, e para saber como se preparar para uma universidade no exterior, nós da Experimento preparamos este dossiê incrível sobre o assunto.

A Experimento possui um vasto portfólio de Universidades estrangeiras parceiras para atender a maior diversidade de interesses, seja em relação a foco acadêmico ou a pré-requisitos exigidos – as áreas de estudos são das mais comuns como administração e comunicação, até os mais específicos como os das áreas de ciências e tecnologia.

Entrada universidade

University of the Pacific

Os consultores Experts em nossas lojas, em conjunto com o departamento de Programas Universitários, oferecem suporte personalizado para orientá-lo sobre as opções de cursos e instituições de ensino parceiras da Experimento que melhor atendem suas expectativas e estão alinhadas ao seu perfil para que você faça a escolha certa.

Quais são as Formas de Ingressar em uma Universidade no Exterior?

Dentre as formas de ingresso em instituições no exterior estão os Preparatórios e Colocação Direta. Os preparatórios para quem quer estudar fora do país podem ter nomes diferentes de acordo com o país, por exemplo: International Year One – Primeiro Ano Universitário (nos Estados Unidos), Pathways (no Canadá e Austrália) e Foundation (no Reino Unido e Europa).

  • O International Year One corresponde ao primeiro ano da graduação nos Estados Unidos, onde o estudante International recebe suporte total e, enquanto estuda matérias da graduação escolhida, melhora também suas habilidades acadêmicas, histórico escolar e idioma.

  • O programa Pathways no Canadá e na Austrália, é um programa preparatório sem créditos acadêmicos, ou seja, é indicado para aqueles que precisam desenvolver proficiência no idioma e se preparar para os exames exigidos para a entrada em uma instituição de ensino superior.

  • Por último, temos o Foundation, programa com duração de um ano acadêmico. Similar ao cursinho pré-vestibular, é obrigatório para estudantes que desejam fazer um curso de graduação no Reino Unido e em alguns países da Europa.

A Colocação Direta é indicada para estudantes estrangeiros que já possuem os pré-requisitos necessários para a entrada em colleges e universidades. Por exemplo, se você já possui um exame de proficiência como TOEFL ou IELTS e já concluiu o ensino médio, esta é a forma de ingresso para você.

É fundamental que você tenha um bom desempenho acadêmico, incluindo atividades extracurriculares e sociais, cartas de recomendação, habilidades em redação, entre outros fatores. Por isso, aproveite para se preparar durante todo o Ensino Médio para se destacar durante o processo seletivo das universidades, principalmente se você visa galgar bolsas de estudo.

Para que você obtenha sucesso na sua escolha, fique atento ao passo a passo que preparamos para você a seguir:

1)   Identificando do seu perfil

Para quem deseja estudar no exterior, é fundamental saber que existem diferentes requisitos exigidos em cada universidade/college e/ou programa. Os mais comuns são: a exigência de um certo nível de proficiência na língua, que deve ser comprovada através de exames oficiais ou da própria instituição, apresentação de diploma de conclusão de curso e tradução juramentada de documentos específicos, idade mínima, entre outros detalhes. É necessário estar bastante atento e contar com assessoria especializada.

2)  Atividades extracurriculares são fundamentais

Ter participado de atividades artísticas, esportivas, sociais, comunitárias e empreendedoras dão uma significante vantagem competitiva para quem busca uma vaga em universidades no exterior. A dedicação a um talento especial ou até mesmo a paixão por algo específico, possuem alta relevância, pois mostram que o estudante sabe aproveitar muito bem todas as oportunidades que teve ao seu alcance e tem planos de desenvolver esses diferenciais durante a vida acadêmica. É levado em conta também o nível de envolvimento nessas atividades.

3)   A sua escolha

A Experimento irá te apresentar o máximo de informações para conhecer cada universidade ou college e direcionar seu foco naquelas que apresentam os cursos, programas, visões e métodos que mais tenham a ver com você. Pesquise culturas, costumes e localização de alguns campi. O ambiente é muito importante para a sua adaptação e é interessante estar presente em uma sociedade que, de alguma forma, desperte seu interesse e simpatia.

Campus - como se preparar para uma universidade no exterior

The University of Kansas

4)   Como se inscrever

No momento de iniciar sua candidatura para as universidades, é preciso preencher alguns documentos, providenciar cópia do seu passaporte, resultado do exame de proficiência no idioma e tradução juramentada do seu histórico escolar. Também são solicitados alguns documentos adicionais como carta de intenção, comprovação de atividades extracurriculares, cartas de recomendação de professores, entre outros.

5)   A espera

Depois de apresentar seus documentos, chegou a hora de aguardar o retorno da (s) universidade (s). O período para que as universidades enviem uma resposta varia de 1 a 10 semanas. Aproveite esse momento e se prepare para o caso de receber o aceite, faça seus planos e organize as coisas para a tão esperada viagem. Também se abasteça de conhecimento sobre as cidades para onde você pretende ir, elabore roteiros e programações que gostaria de fazer por lá e você vai ver que esses dias de espera passarão voando. Após seu aceite no programa, será emitida a documentação necessária para a solicitação do visto.

6)   O visto de estudante

A Experimento irá auxiliá-lo na emissão da sua passagem aérea e orientá-lo sobre os procedimentos de embarque para que tudo transcorra tranquilamente. Em parceria com a Mundo dos Vistos, te auxiliamos na obtenção de vistos para todos países nos quais o Brasil mantém relações diplomáticas. A assistência se dá desde a etapa inicial com preenchimento dos formulários oficiais para estudos internacionais, avaliação preliminar de cada perfil, gerando assim uma lista de documentos específica para cada situação, checagem minuciosa de documentação e acompanhamento do processo até a finalização.

Campus - como se preparar para uma universidade no exterior

Newcastle University

7)   A Universidade

Após a documentação, testes e preparativos, é chegada a hora de conhecer e encarar de vez a tão sonhada universidade. Desfrute ao máximo desde período de grande aprendizado e conhecimento que fará uma enorme diferença em sua vida.

8)  O retorno

O seu Programa Universitário terminará muito mais rápido do que você imagina! Não se esqueça de providenciar a documentação necessária para verificar a possibilidade de validação do período cursado no exterior. Essa validação deverá ser feita na universidade pública mais próxima de sua residência (para cursos de Graduação, pós graduação no exterior ou Mestrado/MBA) ou na universidade que você cursava antes da viagem, caso tenha feito um Study Abroad (Intercâmbio Universitário).

Campus - como se preparar para uma universidade no exterior

Colorado State University

Após o retorno, você estará pronto para colocar em prática tudo o que aprendeu e desenvolveu durante esta experiência única e transformadora. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com um de nossos Experts!

 

 

Autor
Fernando Todesco Fernando Todesco

Expert em Formação Profissional e Programas Universitários, é formado em Relações Internacionais e atua há 5 anos em Educação Internacional. Fez intercâmbio em países como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha e já visitou mais de 20 países ao redor do mundo.

Formulário de Orçamento

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad