TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ESTUDAR E TRABALHAR NA AUSTRÁLIA

Compartilhar:

A Austrália atrai cada vez mais jovens brasileiros e internacionais que querem fazer programas de intercâmbio de Estudo + Trabalho, pois estudantes matriculados em cursos de mais de 13 semanas têm direito a trabalhar por 20 horas semanais. E, através de uma experiência de trabalho, não apenas a fluência no idioma melhora muito, como, também, a remuneração ajuda a arcar com parte dos custos, como moradia e alimentação.

Veja, abaixo, algumas dicas para você se preparar para sua experiência de intercâmbio na Austrália:

CHEGANDO PARA ESTUDAR NA AUSTRÁLIA

Telefone celular – Comprando o chip e escolhendo o plano

Você pode fazer isso já no aeroporto, se quiser. Mas, provavelmente, estará cansado da longa viagem. Então, não se preocupe, pois é muito fácil conseguir um telefone celular na Austrália. É recomendável que você leve o seu telefone desbloqueado e apenas troque o chip pelo chip local. Você precisará de um número de telefone para falar com o empregador e marcar entrevistas. Além disso, como existem muitos trabalhos temporários curtos de 1 ou 2 dias, esse contato é muito importante para que você seja achado sempre, visto que essas vagas são preenchidas com muita velocidade.

Se seu curso for inferior a um ano, não conseguirá adquirir um plano pós-pago. Porém, existem muitas opções de pré-pago e planos mensais sem a necessidade de assinaturas de contrato.

Se você não levou seu telefone para a Austrália, a única mudança é que você irá solicitar um “Pre Paid Phone” e terá que escolher um aparelho, os outros passos são exatamente iguais.

Você pode levar o seu telefone desbloqueado, assim só precisará ir até uma loja da operadora da sua preferência e solicitar um “pre paid SIM Card”. O atendente te dará algumas opções de plano ou você pode apenas colocar AUD 30,00 de crédito.

Abrindo uma conta bancária na Austrália

Para que você receba seu salário, você precisará de uma conta bancária. Geralmente, o pagamento de salário é feito semanalmente, mas também podem ser quinzenais ou mensais. Seu empregador irá solicitar seus dados de conta assim que começar a trabalhar. Portanto, o quanto antes providenciar a abertura de conta, melhor. Nossa equipe de suporte na Austrália vai te ajudar em todo esse trâmite, mas o processo é bem simples. Os 4 maiores e principais bancos na Austrália são: ANZ, Westpac, Commonwealth e National Australia Bank.

Para a abertura da conta você precisará de:

  • Passaporte;
  • Endereço (pode ser da acomodação que iniciou o curso, por exemplo, ou casa de família);
  • Escolha de uma “security answer” em caso de extravio de cartão;
  • Uma senha numeral para saques (PIN number);
  • Depósito inicial – Os bancos não exigem esse depósito, mas nunca deixe sua conta inativa, se não ela será cancelada.

Permissão de Trabalho na Austrália

Se você vai estudar por mais de 13 semanas, seu visto de estudante já inclui a permissão de trabalho (“work limitation”). Isso significa que você poderá trabalhar apenas enquanto o seu visto de estudante estiver válido.

Há um documento chamado Tax File Number (TFN), que é essencial e deverá ser solicitado via suporte local da Experimento, através de formulários on line ou no escritório da ATO (Australian Taxation Office) mais próximo. Este documento é um número, que é fornecido para qualquer um que irá trabalhar na Austrália, inclusive para os australianos. Seu empregador irá solicitar esse código assim que você começar a trabalhar. Portanto, se ainda não o tiver, você terá 28 dias para apresentá-lo. É importante saber que é através desse número que serão contabilizadas as horas de trabalho e será feita a cobrança de imposto.

CUSTO DE VIDA NA AUSTRÁLIA

Você sabia que o salário mínimo na Austrália é de AUD 18,29 por hora e é o maior salário mínimo do mundo? O poder de compra de um australiano é, cerca de, 20 vezes mais alto do que o do brasileiro e esse é um dos fatores que fazem com que, cada vez mais, estudantes escolham o país dos coalas e cangurus para viver. Quanto melhor o seu nível de inglês, melhores serão suas oportunidades e salário. Posições que pagam gorjetas, por exemplo, são muito boas para quem está pensando em economizar uma grana a mais.

Em média, um estudante na Austrália gasta AUD 300,00 por semana para viver. Os principais gastos são com acomodação, transporte, alimentação e telefonia.

Acomodação – Aqui a regra é igual em qualquer lugar do mundo: Ficar bem localizado custa mais caro. Um apartamento de 2 quartos num bairro mais badalado de Sydney pode custar de AUD500,00 a AUD 1.000,00 por semana. É possível morar um pouco mais afastado do centro e pagar AUD 200,00 por semana ou até menos, dependendo de quantas pessoas irão dividir a acomodação. Em Brisbane, por exemplo, um bom apartamento bem localizado custa cerca de AUD 300,00 por semana.

Alimentação – Comer fora de casa sempre vai encarecer seu orçamento. Portanto, a dica é fazer o máximo de refeições possíveis em casa. O valor semanal de alimentação pode variar de AUD 70 a AUD 110.

Transporte – O custo de transporte pode ser reduzido com uma ação simples, que te trará benefícios para a saúde e ainda é sustentável (bicicleta) e isso não é brincadeira. O valor de uma bicicleta usada, porém em bom estado, é de aproximadamente AUD 180,00. Caso você não queria fazer muito exercício, irá gastar cerca de AUD 40 a AUD 70 por semana, dependendo de quão longe você irá morar do centro da cidade.

Telefonia – Funciona muito semelhante com o que estamos acostumados no Brasil: Existem planos pós pago e pré-pago. O custo de um plano month-to-month, que é um plano pós sem contrato e renovado mensalmente, custa entre AUD 30 a AUD 50,00 por mês.

Contas – Contas de água, luz e internet variam muito de acordo com o estudante e a acomodação que for escolhida. Em muitas acomodações, estes custos já estão inclusos no valor do aluguel, sendo que algumas contas são cobradas trimestralmente. O valor aproximado é de AUD 80,00 por mês.

Trabalhando na Australia

Trabalhando na Australia

CURSOS MAIS COMUNS DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO

Muitos cursos são oferecidos gratuitamente em nosso escritório parceiro na Austrália. Alguns mais longos serão indicados. É importante saber que, para a maioria dos empregos na Austrália, é necessário que seja apresentado um certificado ou experiência prévia comprovada.

O tipo de trabalho que você vai conseguir dependerá de sua qualificação e experiência. Alguns dos cursos mais escolhidos por brasileiros na Austrália são:

Barista Skills

Esse curso é feito em meio dia e, muitas vezes, são oferecidos gratuitamente em escolas ou em nosso escritório de suporte. Ele prepara o estudante com as habilidades necessárias para servir café operando maquinas de café expresso. Existem muitas cafeterias, bares e restaurantes na Austrália. Portanto, é um curso quase que obrigatório. Custo médio AUD100,00.

Responsible Service Alcohol | RSA

Este curso é necessário para trabalhar em qualquer estabelecimento onde sirvam bebidas alcoólicas. Não importa se você vai apenas transportar a bebida ou servi-la, se você tiver algum contato com bebida alcoólica é necessário que você tenha o RSA. Nesse curso você irá aprender qual a quantidade servida em cada dose, como perceber se a pessoa está alcoolizada e o que deve ser feito caso essa pessoa fique alterada. Esse curso tem duração de um dia. Custo AUD110.00.

Traffic Control

Os Traffic controlers são aqueles profissionais que ficam com a placa STOP e SLOW em áreas onde existam obras e a função é ajudar no trânsito. Para realizar o curso e tirar a certificação você precisa do White Card  (acima) válido. Esse curso é de 2 dias e tem custo aproximado de AUD 250,00.

First Aid

Curso obrigatório em caso dos programas de Demi Pair, para trabalhar com crianças. O valor é de AUD 150,00.

COMO E ONDE PROCURAR UM EMPREGO AUSTRÁLIA?

Nosso suporte na Austrália fornece vagas disponíveis e dicas de festivais e locais onde são procurados trabalhadores temporários. As escolas na Austrália também possuem esse tipo de serviço. Porém, se você desejar buscar uma colocação de trabalho sem intermediação, recomendamos que você:

  • Imprima seu Currículo (nosso suporte poderá te ajudar a montar) e vá para bares, cafés e restaurantes e peça para falar com o gerente do estabelecimento. Diga que é um estudante e não se esqueça de deixar o telefone. Muitos locais colocam na porta uma placa informando que precisam de funcionários (positions available).
  • Procure em albergues, escolas, Lan Houses no mural os avisos de emprego. Existem muitas opções de empregos de 1 ou 2 dias para festivais ou eventos.
  • Jornais de bairro são muito bons para procurar empregos perto de casa, sempre dê uma olhada neles.

Quando devo começar a procurar trabalho na Austrália?

Se você já se sente confiante em falar inglês, é hora de buscar seu trabalho. Leve em consideração que trabalhos temporários existem o ano inteiro, mas as férias de verão é um pouco mais difícil de achar, uma vez que os estudantes australianos também optam por trabalhar para ganhar um dinheiro extra.

Se pretende trabalhar em bares, restaurantes, cafés, supermercados ou qualquer outro estabelecimento desse tipo, vá até lá antes e pergunte qual é o melhor dia para conversar com o gerente ou alguém do staff responsável por contratação. Nos fins de semana, por conta da demanda, ele geralmente não terá tempo para te atender e no início da semana muitos folgam.

Anúncios de jornal são, geralmente, atualizados no sábado. Portanto, sempre dê uma olhada na edição desse dia.

Como devo me vestir para a entrevista de trabalho na Austrália?

Quando você vai para uma entrevista de trabalho aqui no Brasil você não capricha no visual? Lá na Austrália também funciona assim. Não precisa levar nenhum traje muito formal, mas lembre-se de que há muitos trabalhos em restaurantes, buffets e hospitalidade. Nesses locais é muito comum você ver as pessoas vestindo roupas iguais, são as chamadas Work Gears, que consistem em calças pretas, sapatos de couro preto e camisas brancas ou pretas. Não deixe de colocar sua na mala.

Alguns locais te darão uniforme para trabalhar e, normalmente, você o recebe assim que começar.

Carta de apresentação e currículo para trabalhar na Austrália

Tanto a carta de apresentação quanto o seu currículo são muito importantes para conseguir um emprego, seja ele temporário ou não. Recomendamos que você saia do Brasil com seus documentos preparados. Desta forma, você ganha tempo e fica com uma coisa a menos para se preocupar quando chegar lá e precisará apenas atualizar seu número de telefone na chegada à Austrália.

O modelo de CV Australiano tem alguns detalhes diferentes do que estamos acostumados no Brasil, por exemplo fotos não devem ser usadas.

A carta de apresentação deve ser individualizada. Portanto, para cada empresa que você aplicar, uma nova carta deve ser feita.

A entrevista de trabalho na Austrália

Lembre-se, a entrevista é seu primeiro contato com o empregador. Portanto, seja pontual, arrume-se bem, não exagere na maquiagem ou perfumes e seja honesto. Para a maioria dos trabalhos na Austrália, por serem temporários, as entrevistas são rápidas (duram cerca de 20 minutos), porém o empregador pedirá para que você fique executando as funções por cerca de meio dia ou algumas horas, justamente para verificar sua experiência.

Se prepare para a entrevista. Algumas das perguntas mais feitas pelos empregadores são:

  • Tell me a little bit about yourself;
  • What are you Doing in Australia?;
  • How Soon could you start?

A maioria das perguntas têm o objetivo de verificar seu inglês e te conhecer um pouco mais, portanto fique tranquilo.

Agora que você está preparado, procure uma de nossas lojas e escolha um de nossos programas de intercâmbio na Austrália e boa viagem!!!

 

Autor
Eduardo Frigo - Experimento Eduardo Frigo - Experimento

Expert em Cursos no exterior e opções de estudo e trabalho, formado em Turismo e Administração com Pós em Marketing, com 12 anos de experiencia em educação internacional ja visitou todos os continentes.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad