O QUE SÃO SOFT SKILLS E POR QUE SÃO IMPORTANTES?

Fernando Todesco Fernando Todesco | 28 setembro, 2020
Compartilhar:

Você já ouviu falar do termo “Soft Skills”?

Com a invasão das palavras inglesas no nosso vocabulário, talvez essa tenha passado batido e seja mais uma daquelas que entram para o“hall” das palavras que você sabe que existe, mas nem sempre o que significa. Falando nisso, você conhece o significado do termo “hall”? Bom, esta pode ser pauta para um próximo post…

O que significa

A tradução literal de “soft skills” seria algo como “habilidades suaves”, termo não muito comum em nosso vocabulário, o que explica a utilização do termo gringo em nosso dia a dia”.

Soft Skills são habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, ou seja, estão ligadas à sua inteligência emocional, sendo adquiridas ao longo do tempo através de experiências de vida. Diferente das “hard skills”, que são habilidades técnicas e que podem ser ensinadas, aprendidas e consequentemente mensuradas, as “soft skills” não são tão tangíveis.

Tipos de Soft Skills

Vamos entender melhor quais são essas habilidades tão demandadas pelo mercado de trabalho nos dias de hoje?

São algumas delas:

  • Flexibilidade – ligada à capacidade de adaptação
  • Comunicação eficaz – capacidade de comunicação, diálogo e transparência
  • Liderança – ligada à habilidade de motivar pessoas, de servir como exemplo
  • Capacidade em solucionar problemas – ser criativo ao lidar com problemas e procurar a melhor solução para cada um deles
  • Foco em resultado – atingir (e exceder) os resultados da melhor forma

softskills2

Essas são apenas algumas das habilidades necessárias no perfil do profissional de hoje. Podemos considerar ainda: empatia, criatividade, resiliência, ética, colaboração e diversas outras.

É importante você ter uma auto avaliação sobre as soft skills que você já tem desenvolvidas quando for aplicar para uma nova vaga. O mundo mudou e com  ele o mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais esse tipo de habilidade.

Não é exagero dizer que em algumas seleções alguns recrutadores valorizam isso em primeiro lugar.

Intercâmbio e Soft Skills

Bom, qual seria a relação das Soft Skills e intercâmbio? Lembra que lá em cima falei que são habilidades mais difíceis de adquirir e que a maioria vem com a experiência de vida?

Então esse é o momento que o intercâmbio entra como vetor dessa mudança. A oportunidade de fazer um intercâmbio é sair da sua zona de conforto, aprender um novo idioma, conhecer uma nova cultura, descobrir novos gostos e trabalhar a autoconfiança. Com uma experiência internacional, além da oportunidade de desenvolver as habilidades que mencionamos, você também valoriza seu perfil currículo profissional e acadêmico!

A Experimento oferece uma consultoria especializada, além de uma curadoria completa das melhores instituições, podendo te ajudar com programas que se encaixam no seu perfil, no seu foco e no seu bolso.

Converse com um de nossos consultores Experts!

Autor
Fernando Todesco Fernando Todesco

Expert em Formação Profissional e Programas Universitários, é formado em Relações Internacionais e atua há 5 anos em Educação Internacional. Fez intercâmbio em países como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha e já visitou mais de 20 países ao redor do mundo.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário