HIGH SCHOOL NOS ESTADOS UNIDOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Experimento Experimento | 16 Abril, 2019
Compartilhar:

A fase da adolescência é cercada por descobertas, incertezas, novas experiências, medos e ansiedades, e no High School nos Estados Unidos não é diferente. Como é geralmente nesse período que os adolescentes escolhem a sua profissão, o momento também é repleto de cobranças e conselhos, seja dos pais, professores, amigos ou familiares. Mas calma, a sua vida pode ficar mais tranquila com a Experimento!

Você pode transformar os últimos anos do período escolar em uma das melhores fases da sua vida. Ao fazer High School, um dos diversos programas de intercâmbio da Experimento, você vive a experiência incrível de conhecer outro país, aprimora uma nova língua e ganha amigos do mundo todo enquanto faz o seu Ensino Médio completo (3 anos) ou parte dele (de 6 meses a 1 ano).

As escolas norte-americanas são ótimas opções para jovens que desejam viver histórias únicas. Lá, além de você estudar as matérias obrigatórias, ainda pode escolher cursar aulas extracurriculares, que dão aquele up nos estudos!

Fique atento aos pré requisitos antes de escolher os Estados Unidos como destino 😉

Pré-requisitos

  • Você precisa ter entre 14 a 18 anos;
  • Conhecimento intermediário em inglês;
  • Estar cursando ou for começar a cursar o Ensino Médio;
  • Escolher o período que deseja estudar;
  • Escolher a modalidade do ensino médio;
  • Fazer uma entrevista pessoal;
  • Fazer um teste em inglês.

 

Conversamos com a Guta Chaves, Analista de Produto da Experimento, para descobrir as principais dúvidas dos futuros intercambistas.

Blog Experimento: Existe diferença na grade curricular do High School e Ensino Médio?

Guta: Não. O Ministério da Educação (MEC) exige que quem vai fazer o Ensino Médio no exterior aprenda as matérias da grade curricular brasileira. Essa exigência inclui o estudo de: matemática, biológicas/ciências, educação física, ciências sociais e de idioma local. Na educação física, os estudantes podem escolher ser líder de torcida, jogar futebol americano, basquete ou soccer (igual ao futebol brasileiro). Mas lembre-se, o objetivo principal do High School é acadêmico, e não esportivo.

O tempo diário de estudo é integral, das 8h às 15h, com intervalos para o almoço e entre as aulas, que tem duração de 45 a 50 minutos. O período escolar começa em agosto/setembro e para em dezembro/janeiro. No final de Janeiro as aulas são retomadas e vão até maio/junho. Fique tranquilo, você terá férias durante todo o verão, e ainda aproveitará mais quatro semanas, sendo duas na Páscoa e duas no Natal. =)

Tipos de High School

Blog Experimento: Quais são os tipos de High School disponíveis?

Guta: Com a Experimento, você pode escolher entre 3 tipos de programas nos EUA. No J1, você estuda em uma escola pública, mas não pode escolher o destino onde vai estudar. Você vai morar em uma casa de família, mas pode cair em qualquer um dos 50 estados americanos.

Na opção escola particular, você tem duas modalidades: a private day school (F1) e a private boarding schools. Na primeira opção você mora em uma casa de família e na segunda opção, estudará e morará dentro de uma escola particular.  

Na modalidade ‘Private Boarding Schools’, é possível ver uma grande diferença entre os outros tipos de High School. Nela, é exigida um nível maior de idioma do estudante e um bom desempenho estudantil. Além disso, as escolas que a Experimento tem parceria preparam os alunos para ganharem créditos e conseguirem entrar em faculdades bem fortes, são 100% acadêmicas e tem uma grade muito focada em esportes, como golfe, futebol, vôlei, basquete, etc.

Tempo de Intercâmbio

Blog Experimento: Por quanto tempo eu posso fazer High School?

Guta: Se você optar pela modalidade J1, tem a opção de estudar no exterior de 1 a 2 semestres e não ganha um diploma, mas sim um boletim com notas que foram conquistadas durante o intercâmbio, que serão válidas nos Estados Unidos e no Brasil, pelo MEC.

Mas se você escolher o F1 ou boarding school, poderá estudar pelo tempo que quiser (1 a 3 anos) e ter mais liberdade para focar na profissão que escolher. Vale lembrar que o diploma de High School só será conquistado se o estudante fizer pelo menos os dois últimos anos do Ensino Médio no exterior.

Blog Experimento: O High School inclui um curso a parte de inglês?

Guta: Não. Você vai aprender muito no dia a dia e ganhará uma expansão muito grande do seu do vocabulário, afinal estará aprendendo as matérias da escola em outro idioma o tempo todo e ainda vai conviver com família de americanos.

Atividades

Blog Experimento: Quantas matérias extracurriculares posso fazer?

Além das matérias obrigatórias, você pode fazer em média de uma a duas matérias diferentes por semestre. Dependendo da escola onde estiver, poderá escolher entre dança, música, teatro, carpintaria, cuidar da horta, fazer equitação, ser integrante de uma banda ou do coral da escola. As aulas extracurriculares acontecem durante o dia normal de estudo e também geram notas no boletim do estudante.

Depoimentos

Se você ainda está com dúvidas se deve cursar o High School nos EUA, acompanhe os depoimentos dos nossos intercambistas que amaram a experiência.

Ana Chincoa

“Se eu fosse descrever esse um ano que vivi no Texas fazendo intercâmbio em uma palavra seria: sonho. Tudo aconteceu mil vezes melhor e com muito mais surpresas do que imaginei. Eu vivi, dentro de um filme americano, com altos e baixos, porém esse ano de intercâmbio foi a realização do meu maior sonho. Recomendo esta experiência para todas as pessoas” Ana Chincoa, que viveu seu High School no Texas com 17 anos.

 

High School nos Estados Unidos - student

Ana Chincoa, Experimenter High School no Texas (EUA).

Ana Carolina Barreto

“Estou fazendo o programa High School nos Estados Unidos, e eu estou amando demais, não tenho palavras pra descrever o quão feliz eu sou aqui, com uma host family maravilhosa que eu terei contato pro resto da minha vida e amigos que vou levar pra sempre comigo. Aqui eu consigo ser mais independente e descobrir quem eu realmente sou. Está sendo uma experiência maravilhosa!” Ana Carolina Barreto, de 16 anos, que está realizando seu High School em uma escola de Ionia, em Michigan.

High School nos Estados Unidos

Ana Carolina Barreto, Experimenter High School, em Michigan (EUA)

Rafaela De Marchi

“Minha experiência com o intercâmbio foi incrível! Fiz novos amigos, fiz parte do time de cheerleaders do time de futebol americano, conheci outros estados e tive a oportunidade de viver por 6 meses com uma família maravilhosa que me acolheu super bem. Agora ficou a vontade de voltar e viver lá pra sempre :)” Rafaela De Marchi, experimenter que viajou para o Texas para realizar seu High School nos Estados Unidos com 16 anos.

High School nos Estados Unidos

Experimenter Rafaela De Marchi, que fez seu High School no Texas (EUA).

 

Agora que já sabe como é fazer High School nos Estados Unidos, que tal realizar este sonho ainda este ano? Você poderá embarcar para estudar no exterior em escolas de Nova York, Boston, Michigan e muitos outros lugares.

Ah, e tem mais! Se você optar pela opção de J1, pode aproveitar a nossa promo exclusiva de High School para o mês de abril: Viaje para estudar 6 meses e ganhe mais 6 meses de estudo. Isso mesmo: sua viagem durará 1 ano e você só pagará por 6 meses de aula. Não faltam mais motivos para você embarcar nesta aventura, né? Então procure a loja da Experimento mais próxima a sua casa ou acesse nosso site!

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad