Experimente o Brasil: sustentabilidade e cultura em Maraú

Experimento Experimento | 16 março, 2021
Compartilhar:

Há 56 anos, a Experimento oferece intercâmbios culturais ao redor do mundo e, agora, vai garantir um serviço semelhante dentro do território nacional com o projeto Experimente o Brasil com pilares em cidadania, sustentabilidade e cultura.

Em um país de dimensões continentais como o nosso, o que não faltam são lugares para conhecer e vivenciar realidades diferentes.

Os roteiros foram estruturados para proporcionar vivências culturais, sociais e muito contato com a natureza. Além de focar em conceitos de ecologia, de sustentabilidade, cultura e de preservação ambiental. Escolas, empresas e outras instituições que desejam oferecer experiências diferenciadas para seus alunos, colaboradores e clientes são o público-alvo do Experimente o Brasil.

Jovem sorrindo segurando um filhote de tartaruga em suas mãos.

Natureza e uma rica troca de culturas

Primeiramente para viabilizar o projeto, a Experimento tem a seu lado uma das melhores empresas do mercado de turismo ambiental e socioeducativo, a Terra Nativa, que há mais de duas décadas organiza viagens personalizadas e programas de educação ao ar livre para escolas e grupos de adultos brasileiros e estrangeiros.

A Terra Nativa é a parceira no roteiro para a Península de Maraú, belíssima região a cerca de 100 km de Ilhéus, no sul da Bahia. Sua diretora, Paulin Antar Talaska, é bióloga e mestre em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

Um pouco sobre a experiência 

O roteiro de seis dias inclui muitas atividades ao ar livre em um santuário ecológico com praias, recifes, manguezais, cachoeiras e trilhas. Além uma visita ao recém-criado Coração de Tartaruga, projeto que monitora a reprodução desses animais para garantir a desova segura. Fora a parte ambiental, o roteiro privilegia a interação com a comunidade local e com jovens de duas escolas da região.

criança num barco pequeno navegando pelo rio.

Soft skills na bagagem de volta

O Experimente o Brasil vai além e proporciona mais do que vivências ambientais e socioeducativas. Sobretudo esses roteiros foram pensados para desenvolver as chamadas soft skills, habilidades comportamentais essenciais que não só para a interação social tem grandes benefícios, assim como para a vida escolar e profissional.

Na viagem para a Península de Maraú bem como empatia, adaptabilidade e capacidade de trabalhar em equipe estão entre as soft skills trabalhadas. Esse roteiro, por exemplo, é um dos que foram pensados para o projeto, que inclui viagens com a mesma proposta para o sertão da Paraíba, Paraty com Mamanguá, no Rio de Janeiro, Pantanal, no Mato Grosso e Ilha de Marajó, no Pará, entre outras.

A Experimento atua sob demanda, oferecendo outros itinerários e vivências. Com mais de cinco décadas criando projetos para algumas das melhores escolas do país, a Experimento também atende empresas e instituições interessadas em oferecer uma experiência inesquecível para colaboradores e clientes. Mais informações com os consultores da Experimento clique aqui .

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário