Austrália Day: Conheça a data mais importante do calendário Australiano!

Marina Maia Marina Maia | 25 janeiro, 2021
Compartilhar:

História

O Dia da Austrália (Austrália Day), comemorado em  26 de janeiro, é considerado o dia nacional da Terra dos Cangurus. É uma data onde ocorrem muitas celebrações, atos cívicos e tradições. Quer saber o melhor? Se o dia 26 cair em um final de semana, ele é automaticamente transferido para a segunda-feira, porque os australianos não deixam nenhum feriado passar em branco, viu? (Imaginem isso no Brasil?)

Antes de tudo, é preciso explicar que, neste dia, comemora-se o aniversário de chegada do primeiro navio britânico na costa australiana, em New South Wales – estado que abriga Sydney, a maior cidade em número de habitantes –  que ocorreu em 1788.

Festividades

Pude vivenciar essa experiência por duas vezes. A primeira vez foi em 2017 na cidade de Brisbane, localizada no estado de Queensland! E a segunda vez, em 2018 na cidade de Sydney. Nas duas cidades, é provável que você se depare com desfiles das forças armadas nas ruas, veteranos de guerra, discursos dos mais diversos, ruas e casas enfeitadas,  cidadãos e turistas com bandeiras nas mãos, rostos pintados com as cores do país e muitas homenagens. É lindo de ver!

Austrália Day Parade - Melbourne

Austrália Day Parade – Melbourne

Durando todo o dia, é possível ver grupos de pessoas pelas ruas, parques e praias. Todo mundo vestido com algo da Austrália, eventualmente alguns mais discretos e outros caracterizados da cabeça aos pés! Isso sem falar das famílias e amigos fazendo piqueniques, churrasco à moda australiana (sim, salsicha e hambúrguer) e muita música ao vivo pela cidade toda.

Austrália Day e Orgulho de Pertencer

Com a pontualidade quase britânica, todos os anos os cidadãos cantam o hino da Austrália em conjunto e, logo em seguida, começam as queimas de fogos. De qualquer parte da cidade você consegue acompanhar. Caso haja alguma dúvida sobre a pontualidade e sincronia, é só ligar o rádio e, certamente, haverá uma estação transmitindo ao vivo as músicas em sincronia com a queima de fogos.

Opera House - Austrália Day Celebration

Comigo aconteceu exatamente assim. Passei o dia todo nas ruas com um grupo de amigos, vestimos a camiseta da seleção australiana (que aliás, tem as mesmas cores que a do Brasil), pintamos o rosto e preparamos em umas das mais famosas praias de Sydney – Bond Beach – um delicioso e típico churrasco australiano! Claro que com um toque de brasilidade, molho vinagrete e pão de alho.

Por fim, ao final do dia sentamos na grama, assistimos a queima de fogos e pudemos nos sentir um pouco australianos nesse dia. É realmente uma grande celebração ao estilo de ser e celebrar “aussie”! 

Gostou? Entre em contato com a gente e comece a considerar a Austrália como seu destino de intercâmbio.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário