INTERCÂMBIO HIGH SCHOOL: MITOS E VERDADES!

Experimento Experimento | 07 março, 2019
Compartilhar:

Já imaginou passar um período ou todo o Ensino Médio em outro país, aprimorando um novo idioma, desenvolvendo a sua autonomia e conhecendo muitas pessoas, lugares e cartões postais? Esta é a essência do intercâmbio High School, programa focado para jovens que estão em idade escolar no Brasil.

Só tem esse tipo de programa nos Estados Unidos? Existe um tempo mínimo para ficar fora do Brasil? Preciso ser fluente no idioma para embarcar? Essas são algumas dúvida comuns entre os interessados pelo High School. Aliás, se você faz parte deste grupo, bora desvendar com a gente o que é mentira ou verdade. Descubra tudinho a partir de agora!

 

Existe idade mínima para fazer High School

Verdade! Para realizar um intercâmbio High School é preciso ter, no mínimo, 14 anos e estar cursando o Ensino Médio no Brasil (seja qual for o ano). Antes de tudo, é importante saber: para validar seu currículo cursado durante o intercâmbio, é necessário saber as matérias exigidas pela Secretaria de Educação no Brasil.

Só existe intercâmbio High School nos Estados Unidos

Mito! Além do tradicional ensino médio nos Estados Unidos, você pode escolher entre diversos países para realizar seu High School. Se você quer treinar o inglês, poderá viajar não só para os Estado Unidos, como também para o Canadá, Irlanda, Inglaterra, Austrália ou Nova Zelândia.

Por outro lado, caso queira uma experiência mais pertinho do Brasil, nossos hermanos da Argentina estão de portas abertas. Também há High School para a Alemanha, Espanha, França e Suíça.

Em cada um desses destinos, há opções de programas de High School tanto em escolas públicas, como em particulares. Dica: pesquise bastante sobre os países e tipos de programa e, se possível, converse com outros intercambistas que viveram essa experiência.

Vale lembrar que nossos Experts também estão preparados para te oferecer uma consultoria completa, entender as suas necessidades e objetivos para, então, escolher qual programa combina com você! Clique aqui para entrar em contato!

Ao realizar o programa, eu perco o ano letivo no Brasil

Mito! Fique tranquilo, você não perderá o ano cursado em outro país. Uma das grandes vantagens do intercâmbio High School é a possibilidade de não perder o ano letivo. Entretanto, é importante conversar com a sua escola no Brasil sobre o seu intercâmbio, as disciplinas estudadas e como será a melhor forma de organizar sua grade curricular no exterior.

Existe tempo mínimo e máximo para fazer intercâmbio High School

Verdade! A experiência pode iniciar com 3 meses em alguns destinos e você pode estender seu programa de acordo com os seus objetivos. É possível fazer somente uma parte do Ensino Médio no Exterior, bem como o Ensino Médio inteiro. Mas é importante confirmar com seu consultor Expert quais são as regras do país e do programa que você tem interesse.

Vale destacar que o tempo ideal para o seu intercâmbio de High School dependerá muito do seu objetivo, fluência do idioma, saudades da família, desempenho acadêmico e etc.

Preciso ser fluente em uma segunda língua para fazer  High School

Mito! É importante entender que você não precisa ser fluente no idioma do país do seu intercâmbio, mas é essencial dominar de alguma forma o idioma. Afinal, você vai acompanhar as aulas, conhecer muitas pessoas e, certamente, ler e falar bastante a língua local.

É claro que no dia a dia você vai pegar a prática e ampliar o vocabulário, mas é preciso viajar já com um nível avançado deste segundo idioma. Por isso, antes do início do seu High School, você será submetido a uma avaliação para determinar o seu nível de fluência do idioma. Fique tranquilo, isso faz parte do passo a passo para você iniciar o intercâmbio.

A grade curricular e os horários de aulas são diferentes

Verdade! As aulas, em geral, são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Este horário pode apresentar pequenas diferenças de acordo com o país que você escolher, ao passo que a grade curricular também mudará. Nos Estados Unidos, por exemplo, nem todas as matérias que temos no Brasil são obrigatórias.

Você também pode fazer extracurriculares, como música, dança e esportes. Este tipo de atividade é muito comum nas escolas dos Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

Girls - Intercâmbio High School

Faça um intercâmbio, aprimore um novo idioma e viva experiências inesquecíveis!

Outra diferença é a quantidade de alunos em sala de aula já que por aqui, as turmas tem cerca de 30 a 40 estudantes. No exterior este número é menor, em torno de 20 a 30.

O intercambista só pode morar em casa de família durante o High School

Mito! Dependendo do programa e da escola escolhida (particular ou pública), a sua acomodação poderá ser tanto em casas de família, como dentro da própria instituição de ensino.

É preciso ter muita responsabilidade no seu intercâmbio

Verdade! O intercâmbio High School exige independência e muita responsabilidade. Você estará longe dos seus pais e não haverá a cobrança, por exemplo, de estudar em determinado horário. Por isso, é preciso manter uma rotina organizada de estudos, mas lembre-se: isso não significa abrir mão de curtir o destino ao lado dos seus novos amigos, viu? Afinal, o convívio vai te ajudar muito na adaptação à cultura do novo país e, claro, na fluência do idioma escolhido.

Nesse sentido, o melhor conselho a ser dado é: mantenha o equilíbrio entre as tarefas do dia a dia e os momentos de diversão. Assista às aulas, faça todas as atividades e aproveite os momentos especiais com seus amigos visitando lugares da sua nova cidade.

Game- Intercâmbio High School

Novas amizades e experiências. Preparados para o intercâmbio High School?

A saudade pode atrapalhar seu intercâmbio

Verdade! É comum sentir saudades dos familiares e dos amigos em um intercâmbio. Mas é importante que isso não vire um obstáculo, que te impeça de aproveitar e aprender com esta oportunidade única. Se acaso a saudade bater, uma forma de lidar com ela é utilizar o WhatsApp, Messenger e outras redes sociais para manter contato com sua família e seus amigos. Aproveite este momento e conte todas as novidades da sua vida, da sua escola e da sua experiência internacional. As atividade são tantas que a maioria dos intercambistas conseguem, sim, enfrentar a saudade com facilidade.

E aí, gostou de saber mais sobre o Ensino Médio no Exterior? Então fique de olho em nossas promos especiais para embarcar nesta nova aventura e transformar a sua vida! Inclusive, fica a dica: as inscrições para embarcar na temporada de Agosto de 2021 já estão abertas!

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Descubra mais sobre sua próxima experiência

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Au Pair
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Study Abroad
Travel Plus
Trabalho Voluntário