INTERCÂMBIO NA ALEMANHA: DESCUBRA 4 MOTIVOS PARA FAZER!

Experimento Experimento | 03 Maio, 2019
Compartilhar:

Quando o assunto é intercâmbio, os brasileiros logo pensam em alguns países tradicionais: Canadá, Estados Unidos, Austrália, entre outros. A necessidade de dominar o inglês e a tradição de intercâmbio destes países são os principais motivos para tal escolha. Mas se você quer ter uma experiência ainda mais incrível em um país que é referência em diplomacia, super potência na indústria automotiva mundial e ainda tem muita história para contar, temos uma dica: faça seu intercâmbio na Alemanha!

Preparamos uma lista com quatro motivos que vão te inspirar a fazer intercâmbio neste maravilhoso país! Confira:

1- Intercâmbio na Alemanha: Mistura de história, atualidade e tecnologia!

Localizada no coração da Europa, a Alemanha foi protagonista de momentos que marcaram a história da humanidade, como o Terceiro Reich, o Holocausto e a divisão do país durante a Guerra Fria. Desde a reunificação da República Federal da Alemanha, no final do século 20, a nação se tornou uma das principais economias do mundo e a maior influência política da União Europeia.

Hoje o país germânico está entre os destinos mais desejados por quem gosta de história e tecnologia. O país recebe, todos os anos, cerca de 84 milhões de turistas de todos os continentes. Com séculos de história e muitos períodos diferentes, a Alemanha tem castelos, cervejarias, fábricas automotivas, museus e monumentos de guerra para você conhecer enquanto faz um curso de alemão que, com certeza, irá te diferenciar no mercado de trabalho.

O país é diverso e muito plural, com cidades mais afastadas com casas no tradicional estilo enxaimel, construídas ainda na Idade Média, e grandes cidades extremamente tecnológicas, como Berlim e Frankfurt. Outra região bem interessante para quem visita a Alemanha é a Saxônia do Silício, um pólo tecnológico formado por quatro instituições de ensino: Universidades de Leipzig, Universidade Técnica de Dresden, Universidade Freiberg de Minas e Tecnologia e a Universidade de Chemnitz. Um paraíso para quem busca qualidade educacional 😉

2 – Muitas cidades e cartões-postais para conhecer!

intercâmbio na Alemanha

Os cartões-postais e as belezas naturais poderão ser cenários do seu intercâmbio!

Vamos começar com os pontos turísticos, afinal, a Alemanha tem diversos lugares importantes e para todos os gostos. Através dos passeios e visitas nesses cartões postais, é possível conhecer e entender melhor tudo o que o povo alemão já vivenciou.

Na capital Berlim, estão três importantes monumentos que você pode conhecer durante um passeio de bicicleta. Construído no século 18, o 1º e mais antigo é o Portão de Brandemburgo, que teve sua quadriga (uma espécie de carroça) roubada e levada a Paris por Napoleão em 1806. O Portão também foi fechado durante a Guerra Fria pelo Muro de Berlim, que dividiu o país entre Alemanha Oriental (comunista) e Alemanha Ocidental (liberal) ao longo de 28 anos.

O Muro de Berlim foi derrubado em 1989, mas ainda é possível ver sua estrutura no East Side Gallery. Em Berlim, também está o Memorial do Holocausto, que reúne 2.711 blocos de concreto cinza que lembram os seis milhões de judeus vítimas do regime nazista.

A Catedral de Colônia é outro ponto turístico bem famoso da Alemanha. Com 157 metros de altura, ela é a igreja mais alta do mundo e já serviu como depósito de armas durante o império de Napoleão Bonaparte. Na rota romântica da Baviera, está o Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para a princesa Cinderela. Já em Munique é possível visitar o Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique – uma pedida e tanto para os apaixonados por futebol.

Conheça mais da Europa!

Fazer intercâmbio na Alemanha é ótimo para quem deseja conhecer outros destinos da Europa. A região faz fronteira com países como a França, Polônia, Dinamarca, Suíça e República Tcheca. Você poderá conhecer os países vizinhos de avião, trem ou carro. Se você não resiste a uma road trip, não deixe de dar uma volta nas excelentes estradas do país. Acredite: o passeio vai render lindas fotos!

 

3- Rica Gastronomia

intercâmbio na Alemanha

Você não vai resistir às comidinhas de rua da Alemanha

A culinária germânica é bastante característica. Com muito wurst, os famosos salsichões, e cerveja, os alemães aproveitam (e reaproveitam) tudo dos alimentos. O país produz 1.500 tipos diferentes de salsicha e cada alemão consome cerca de 61 quilos de carne por ano. Sim, é bastante carne!

Doces como grütze, lebkuchen e schwarzwälder kirschtorte, que inspirou o nosso bolo floresta negra, podem ser encontrados em diversas regiões do país. É claro que cada prato carrega as características e temperos da região onde é produzido.

As cervejas alemãs também são mundialmente conhecidas e existe até uma lei de pureza para a bebida desde 1516. No país, são produzidos 5 mil tipos de cervejas em 1.200 cervejarias diferentes e, todos os anos, em Munique, acontece a famosa Oktoberfest.

Quem não quer esperar o grande festival de cervejas, pode participar de um pub crawl nas principais cidades do país. O tour guiado e em grupo apresenta os melhores pubs da região.

 

4- Estilo e qualidade de vida!

Preparado para vivenciar os costumes e o estilo alemão?

Você pode ainda ter mágoa do fatídico 7×1 na Copa do Mundo de 2014. O que não pode negar é que a Alemanha tem o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano e o 4º maior PIB do mundo.

A Alemanha está na lista dos países não exigem visto para quem vai ficar por até 90 dias. Além disso, o país é um ótimo destino para quem já é formado, principalmente em áreas técnicas ou engenharias e quer falar alemão para agregar ao currículo. Se pretende fazer um intercâmbio na Alemanha por mais tempo, é importante considerar o custo de vida, já que a moeda oficial, o Euro, tem cotação alta em relação ao Real.

Lembre-se também da variação climática no inverno, principalmente na região leste onde os termômetros chegam a marcar abaixo de zero. Durante todo o ano, o pôr do sol acontece entre 8 e 9 horas da noite, então tem bastante tempo para aproveitar e conhecer as cidades.

Quem é fã de futebol também encontra no país um ótimo cenário de intercâmbio. A Alemanha possui excelentes times como Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund e Schalke 04. Os clubes costumam disputar as principais competições mundiais e possuem craques como Manuel Neuer, Frank Ribery e Robert Lewandovski.

Se gostou dela até aqui, mas ainda não sabe nada de alemão e a quantidade de consoantes nas palavras te assusta, não se preocupe. A maioria da população também fala inglês, então dá para se comunicar com tranquilidade. Com seis meses de experiência de intercâmbio é possível aprender alemão.

Muitas Possibilidades!

Com a Experimento, você pode estudar na Alemanha enquanto faz High School, Curso de Idiomas, Programa de Férias e também Programas Universitários nas cidades de Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo. Quem vai para cursar o ensino médio, por exemplo, escolhe entre escolas públicas, ou particulares de ótima qualidade, e ficará hospedado na casa de uma família voluntária. Não deixe de conferir a nossa SUPER SALE e garantir o seu tão sonhado intercâmbio!

Agora conta pra gente: qual característica alemã você mais gostou? Esperamos seu comentário e dúvidas! =)

 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad