COMO CONCILIAR CURSO DE IDIOMA COM TRABALHO VOLUNTÁRIO NA ÁFRICA

Experimento Experimento | 27 junho, 2019
Compartilhar:

Você sabe como fazer um curso de idioma com trabalho voluntário na África do Sul? Pode acreditar que é bem mais fácil do que parece e, sem dúvida, irá te proporcionar um ótimo custo benefício, não só na área intelectual, como na psicológica. Fazer intercâmbio na África do Sul é ter a certeza de viver uma experiência cheia de aventura, belas paisagens, aprendizado e boas histórias.

Curso de Idioma com Trabalho Voluntario - Experimenter

O experimenter Filipe Bonavigo tem uma coleção de fotos de belas paisagens do país

 

Como fazer curso de idioma com trabalho voluntário?

Antes de embarcar como intercambista voluntário, pense bem se você quer ajudar e está disposto a doar todo o seu tempo, energia e amor para desconhecidos. Esse trabalho é extremamente recompensador, mas são seres humanos, adultos e crianças, e animais em reabilitação que precisam de toda a ajuda e carinho. Então se você decidir fazer curso de idioma e depois virar voluntário, ou fazer os dois programas ao mesmo tempo ou ainda se só quiser trabalhar como voluntário, vá com o coração e a mente abertos para serem surpreendidos com muitas emoções.

Antes de aventurar no mundo do voluntariado, descubra quais são os requisitos desse tipo de intercâmbio. 

Requisitos para o trabalho voluntário

Além dos requisitos básicos do amor e paciência para trabalhar como voluntário na África do Sul também é necessário ter mais de 18 anos, conhecimento intermediário de inglês e desejo sério de dedicar e ajudar no projeto escolhido por no mínimo 2 e no máximo por 52 semanas em praticamente qualquer época do ano.

Curso de Idioma com Trabalho Voluntario - Safari

A experimenter Rafaella Lobo adorou a experiência como voluntária.

Tipos de trabalhos voluntário

Na África do Sul, você pode atuar como voluntário em duas áreas. A primeira é a social, que abrange os programas de educação, saúde e serviços sociais. Já a segunda é a de meio ambiente, em que o voluntário tem a oportunidade de trabalhar em reservas naturais. A acomodação mais comum usada neste tipo de intercâmbio é a residência estudantil. O programa de meio ambiente é a exceção – isso porque você irá dormir no próprio ambiente de trabalho, ou seja, bem distante da cidade. 

Se você gosta de crianças e tem o nível de inglês intermediário para avançado, o programa de educação é o ideal. Nele, o intercambista vai dar aulas de inglês para os pequenos em escolas, centros culturais e de artes. 

Mas se você quiser fazer companhia, distrair e melhorar o dia de pacientes internados em hospitais, centros médicos e postos de saúde em comunidades locais, o programa de saúde é o mais indicado. O intercâmbio que envolve serviço social também é bom para pessoas que gostam de contribuir com o próximo e não se deixam abalar por situações mais pesadas e tristes encontradas em orfanatos, projetos com crianças carentes, adolescentes, mães solteiras e pessoas com deficiência.. 

Curso de Idioma com Trabalho Voluntario - Experimenter com Animais

O Fernando Todesco fez amizade com as girafas durante seu intercâmbio.

A última opção de programa voluntário é o de meio ambiente. Você poderá cuidar de animais de grande porte, como leões, girafas e elefantes em parques, reservas ecológicas, fazendas e área rural. Já imaginou?

Para conciliar o curso de idioma com trabalho voluntário na África, uma boa dica é optar por programas na Cidade do Cabo. Lá, você poderá estudar pela manhã, por exemplo, e a tarde ir para o Children’s Hospital ou para o Caring For The Ederly. 

Por outro lado, se você deseja trabalhar com animais, sugerimos que inicie a prática do trabalho voluntário após finalizar as aulas de inglês. Isso porque seria bastante complicado e, cansativo, o trajeto entre as escolas localizadas nas grandes cidades para as reservas naturais.  

 

Escola de idioma da África do Sul

Existem ótimas escolas para você fazer intercâmbio de curso de idioma na África do Sul. Entre elas, destaca-se a Good Hope. Ao escolher esta instituição, você poderá aprender inglês em dois locais da Cidade do Cabo: Newlands, um bairro residencial, ou em City Centre, localizado no coração da cidade.  

Nas duas unidades você terá a tranquilidade de estudar inglês com turmas pequenas (no máximo 12 alunos), aprender do nível básico até o nível mais complexo de aprendizado do idioma específicos usados nas áreas da medicina, engenharia e direito. 

Na Good Hope de Newlands, com 14 anos de existência, todos os professores são sul-africanos e extremamente capacitados para que você desenvolva proficiência na língua. Por lá, as atividades sociais e os passeios são muito valorizados. Vale lembrar que a escola tem fácil acesso aos meios de transporte público e uma residência estudantil.

A Good Hope City Centre fica no coração da cidade e a 20 minutos de caminhada do Waterfront, um dos locais mais turísticos da cidade. A residência estudantil dos experimenters fica ao lado da escola, então é só dar uns passinhos para chegar na aula. A estrutura da escola é bem parecida com a sede de Newlands com salas bem iluminadas, amplas e confortáveis, e um espacinho de descanso bem acolhedor.

Quer chegar na Cidade do Cabo com muita comodidade? Então compre uma passagem aérea com a gente da companhia South African! Embarcando no Aeroporto de Guarulhos, você chegará em Joanesburgo após 9 horas. Depois, é só fazer a conexão para a Cidade do Cabo em um voo que dura cerca de 1h30. Somando os dois voos ao tempo de conexão, sua viagem durará cerca de 13 horas. Pouquinho tempo pra realizar seu sonho de fazer intercâmbio, né?

Curso de Idioma com Trabalho Voluntario - Selfie

Nossa experimenter Carla Carvalho na Table Mountain National Park.

Se você quiser conhecer mais de perto a experiência de quem fez os dois programas na África do Sul, leia o Diário Experimenter da Carla Carvalho. Aproveita também para solicitar um orçamento da nossa agência de intercâmbio, peça pelas nossas redes sociais ou pelo site. 

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Formulário de Orçamento

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad