CARNAVAL PELO MUNDO: VEJA COMO A DATA É CELEBRADA EM OUTRAS PARTES DO MUNDO!

Experimento Experimento | 02 Março, 2019
Compartilhar:

Carnaval pelo mundo

O Carnaval, enfim, começou! Seja nos bloquinhos, no sambódromo ou até mesmo viajando, os brasileiros estão curtindo a folia em grande estilo! Você sabia que não é só no Brasil que se comemora a data? O nosso carnaval é repleto de cores, glitter, axé, marchinhas, bloquinhos, desfiles das escolas de samba e fantasias criativas! Será que dá para curtir o Carnaval do mesmo jeito em outros países? Descubra agora como o Carnaval é comemorado em 7 países do mundo! =)

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a celebração tem o nome um pouquinho diferente: Mardi Gras ou “Terça-Feira Gorda”. Diversos estados americanos comemoram a festa, mas a mais famosa acontece no estado de Nova Orleans. Lá, uma grande festa de rua reúne milhares de pessoas para assistir os desfiles com imensos carros alegóricos. As comemorações são intensas e duram até a quarta-feira de cinzas.

México

No México, a diversão é parecida com a brasileira. A festa reúne carros alegóricos, blocos de rua, foliões com fantasias coloridas e agitação que dura quase uma semana. Mas a maior diferença com a nossa celebração é a música, dá para acreditar? Ao invés do samba, os mexicanos ouvem canções tradicionais do país.

Espanha

As festas não oficiais e os concursos de fantasia acontecem semanas antes da quarta-feira de cinzas, ou seja, por lá ter pré-carnaval TAMBÉM! Os foliões se divertem com os desfiles dos blocos carnavalescos tradicionais e diversas pessoas fantasiadas. Ah, e são tantas regiões para você comemorar o Carnaval que vai bater uma indecisão na hora de escolher. Para te ajudar nessa missão, separamos as cidades com as festas mais legais: Tenerife, Cádis, Madrid, Sitges e Galiza.

O mais curioso da festa espanhola é que na quarta-feira de cinzas os participantes fazem o tradicional “Entierro de la Sardina”. Uma “sardinha” é levada pelas ruas e no final da caminhada o peixe é queimado pelos festeiros. Essa ação simboliza o adeus aos prazeres da carne para iniciar de uma forma limpa o período da Quaresma.

Carnaval pelo mundo

Inusitado desfile de Carnaval na Espanha

França

Já pensou em poder viver uma nova cultura e conhecer um dos maiores Carnavais do mundo? Durante a folia mais famosa da França, que acontece na cidade de Nice, você poderá aproveitar essa oportunidade única. Os foliões, carros alegóricos, bonecos gigantes e músicos ocupam várias regiões do destino aglomerando milhares de pessoas! Por outro lado, as cidades de Dunkerque ou Anecy são boas opções para quem prefere festas menores.  

Ah! Se você for gosta de pular o Carnaval mais de uma vez por ano, não deixe de ir à Paris no mês de Julho. Apesar dessa festa ser menor do que a tradicional, também é uma comemoração que reúne milhares de pessoas!  

Itália

O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo. Diz a tradição que a festa começou a ser celebrada por volta do século 16, quando a nobreza italiana colocava máscaras para se infiltrar nas festas do povo. As máscaras e fantasias carnavalescas continuam sendo a marca registrada da celebração, uma das maiores festas da Europa. A festa deste ano, inclusive, começou na metade de fevereiro e termina na terça-feira dia 5 de março.

Carnaval pelo mundo

O incrível carnaval de máscaras de Veneza

Austrália

O Carnaval em Sidney, a cidade mais populosa da Austrália, acontece de um modo diferente dos outros países que já citamos na matéria. Lá, o Mardi Gras é uma mistura da Parada Gay com Carnaval de rua. A festa é a maior comemoração LGBT da Austrália e uma das maiores do mundo! Tem muita música, carros alegóricos e desfiles que também começam semanas antes da quarta-feira de cinzas.

Carnaval pelo mundo

O evento é a maior festa da comunidade LGBT da Austrália

África do Sul

O Carnaval da Cidade do Cabo é a festa mais famosa da África do Sul. O evento chamado de Cape Town Carnival é bem parecido com o nosso. Desfiles de carros alegóricos, apresentações musicais e danças africanas são bastante comuns! Um fato importante é que a data da festa é celebrada em outro dia. Neste ano, por exemplo, moradores e turistas vão pular ‘Carnival’ no dia 16 de março.

E, aí curtiu conhecer como é o Carnaval ao redor do mundo? Independente do país que você escolher para curtir a folia fora do Brasil, o nosso continuará sendo o melhor do mundo! Conta pra gente nos comentários qual Carnaval (além do nosso) conquista o seu coração!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad