10 CASTELOS DA ESCÓCIA PARA SE ENCANTAR NO INTERCÂMBIO!

Experimento Experimento | 04 junho, 2019
Compartilhar:

Viajar é sempre uma experiência fantástica, ainda mais quando o destino escolhido é cheio de histórias e parece ter saído de um conto de fadas, com direito à coroação da realeza e grandes batalhas! Que tal visitar alguns castelos da Escócia?

Se você vai conhecer o Reino Unido, precisa separar alguns dias da viagem para dar uma esticadinha até a Escócia. O país de 5,4 milhões de habitantes, ao norte da Inglaterra, tem centenas de castelos incríveis que serviram de cenários para filmes e vão fazer você se sentir na Idade Média.

Gostou da ideia? Então vem com a gente descobrir os 10 castelos escoceses mais incríveis para você conhecer durante o intercâmbio na Grã Bretanha. Atenção ao spoiler: você pode se hospedar em alguns deles.

Castelos da Escócia

1º – Edimburgo

Castelos da Escócia - Edimburgo

Imponente e  histórico, o Castelo de Edimburgo é parada obrigatória na capital escocesa.

No alto de um vulcão extinto há 300 milhões de anos, chamado Castle Rock e com vista para toda a capital do país, este é, com certeza, o mais famoso da lista. O Castelo de Edimburgo é um dos mais importantes do Reino Unido e o ponto turístico mais visitado da Escócia.

Os registros arquitetônicos mais antigos do Castelo são do século XII, porém, a estrutura foi reconstruída diversas vezes ao longo dos anos. Atualmente, a  maior parte do palácio foi erguida em meados de 1700. Edimburgo, o castelo, também foi a residência oficial dos primeiros reis e rainhas do país.

Edimburgo é a segunda capital mais visitada da Grã Bretanha, depois de Londres, onde só o Castelo recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Para conhecer o cartão postal é necessário reservar cerca de 3 horas e  comprar os ingressos, disponíveis no site.

 

2º Castelo de Culzean

Castelos da Escócia - Culzean

Imagina ter um castelo como herança de família?

O Castelo de Culzean, construído no século XVIII, é a antiga residência do Marquês de Alilsa, líder do clã Kennedy que, em 1945 foi doado ao National Trust for Scotland para a família não pagar os impostos sobre herança. Durante a Segunda Guerra Mundial, o apartamento mais alto pertenceu ao Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa.

Como todo bom castelo, este também tem fantasmas. As lendas contam que são sete, entre eles uma criada e um gaiteiro. Inclusive a equipe do programa inglês Most Haunted diz ter encontrado algumas dessas criaturas durante as gravações de um dos episódios.

Na década de 1970, algumas cenas do filme The Wicker Man (1973)  foram gravadas nas dependências do Castelo de Culzean que está aberto à visitações e disponível para hospedagens. Além do castelo, o Country Park tem bosques e um parque de diversões. Legal, né?

 

3º Castelo de Cawdor

Castelos da Escócia - Cawdor

Com muitos jardins e lar de uma condessa, Cawdor inspirou até um clássico da literatura.

Próximo à cidade de Inverness, o Castelo de Cawdor talvez seja mais conhecido por causa da obra Macbeth, de Willian Shakespeare onde a protagonista é Thane de Cawdor. Na verdade, o castelo foi construído entre os séculos XIV e XIV, muitos anos depois do período narrado no livro.

O Cawdor Castle é um listed building, ou seja, patrimônio tombado e protegido pela legislação escocesa e  permanece na família que o construiu. Hoje é a atual residência da Venerável Condessa Cawdor. Ainda assim é possível visitar o castelo e seus belos jardins.  

 

4º Castelo de Dunnottar

Castelos da Escócia - Dunottar Castle

Imagina a vista da torre mais alta deste castelo!

Estrategicamente construído para defender a costa da Escócia no século XIII, as ruínas do Castelo de Dunnottar estão no alto de um rochedo, à beira mar. De lá é possível observar o Mar do Norte a 50 metros de altura. Dá um frio na barriga só de imaginar.

O filme Hamlet (1990), inspirado do clássico de Shakespeare, foi filmado no castelo que hoje é uma propriedade privadas. Para visitar as ruínas, é necessário percorrer um estreito caminho, com trilha e escadas. Se for, lembre-se de encenar a frase iconica: “To be or not to be, that is a question” 😉

 

5º Castelo de Balmoral

Castelos da Escócia - Balmoral

Quer conhecer a “casa” de férias da Sua Majestade, a Rainha?

Também conhecido como Royal Deeside, o Castelo de Balmoral é a residência de verão oficial da Família Real Britânica há 160 anos. Antes porém, pertencia ao Rei Roberto II da Escócia e foi o local escolhido para a coroação do Rei Jorge IV, do Reino Unido em 1822.

Construído em 1390, o Castelo foi ampliado quando foi comprado pela Rainha Vitória. Hoje, a estrutura tem 260 quilômetros quadrados, 50 funcionários fixos e mais 100 durante as férias da realeza. É  possível visitar o Castelo de Balmoral entre os meses de abril e junho.

 

6º Castelo de Dunvegan

Castelos da Escócia

Uma verdadeira casa de família há quase mil anos.

Localizado na Ilha de Skye, este é o castelo ocupado por mais tempo na Escócia e um dos mais icônicos da região. Há 800 anos (sim, OITOCENTOS ANOS) é a moradia do Clã MacLeod. Entre as obras de arte e importantes objetos de decoração, o bem mais precioso do castelo é a Flairy Flag. A lenda conta que um chefe da família ganhou uma bandeira de uma fada pela qual foi apaixonado e que dá força às batalhas do clã.

O acesso a fortificação sempre foi restrito. Até o final do século XVIII havia apenas uma entrada. Quem quisessem entrar no castelo devia atravessar uma ponte estreita à beira do lago. Em 1933, o chefe da família permitiu que visitantes conhecessem a estrutura do Castelo de Dunvegan.

 

7º Castelo de Stirling

Castelos na Escócia

Conheça o palco de Coroação de realeza, cenário de filmes e fantasmas

O Castelo de Stirling tem muita história. Foi lá que a Rainha Maria, prima da Elizabeth I foi coroada e foi e palco de diversas batalhas importantes do país. Na frente da construção existe uma estátua que representa William Wallace, o verdadeiro “Coração Valente”, que foi o famoso soldado escocês que derrotou os ingleses na Batalha de Bannockburn e se tornou o símbolo da independência da Escócia.

O Castelo fica a 1 hora de carro da capital Edimburgo, é cercado por símbolos do país,  foi construído em cima de rochas vulcânicas e serviu de casa para diversos reis. Incrível, né?

 

8º Castelo de Glamis

Castelos na Escócia

Um belo castelo mal assombrado na região leste da Escócia.

O lindo castelo com torres e paredes avermelhadas foi local de nascimento e de momentos importantes da infância da Elizabeth Bowes-Lyon, que era a Rainha Mãe. Além disso, o Castelo também foi citado na famosa obra Macbeth de Shakespeare.

O Castelo de Glamis é considerado mal assombrado pelos escoceses, mas você não precisa ficar com medo quando for visitar a construção, já que fantasmas não existem. Mas só uma parte dele é aberto para visitação do público.

 

9º Castelo de Urquhart

Castelos na Escócia

O Lago Ness do castelo e do monstro, dois motivos para conhecer o inusitado Urquhart.

Com certeza você já ouviu falar do Monstro do Lago Ness, certo? O personagem da história “vive” às margens do Castelo de Urquhart, entre a Ilha de Skye e Inverness. Desde a sua construção no século XIII, o castelo pertenceu a diversas pessoas, inclusive aos revolucionários nas Guerras da Independência até ser abandonado e parcialmente destruído em uma explosão proposital, quatro séculos depois.

O Castelo de Urquhart é o terceiro ponto turístico mais visitado do país. Muita gente chega à região para conhecer o famoso Monstro e aproveita para visitar o museu nas ruínas do castelo. O passeio inclui guia turístico e trilha sonora com gaita de foles. Legal, né?

 

10º Castelo de Inverlochy

Castelos na Escócia

O que restou do Fort William inspirou um novo castelo bem perto dali.

Mais um queridinho da realeza, o Castelo de Inverlochy está ao lado do cume mais alto do  Reino Unido, a montanha Ben Nevis. A própria rainha Vitória dizia que era “um dos mais encantadores e românticos” lugares que já havia visto.

Este também é o castelo mais novo da lista, já que foi construído em 1867, como uma propriedade privada. O local foi escolhido por ser próximos às ruínas do Inverlochy Castle – Fort William, erguido no século XIII. O atual Castelo de Inverlochy é um hotel de luxo com quartos temáticos e decoração de época. Deve ser incrível passar uns dias por lá, hein?

Bom, agora você já sabe que a Escócia é o país dos lindos e inúmeros castelos. Que tal ser o destino do seu intercâmbio? Com a Experimento você pode fazer o Curso de Inglês e aproveitar para conhecer todos os castelos deste lindo país.

Conta pra gente qual é o seu favorito da lista!

Autor
Experimento Experimento

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país.

Comentários

Catálogos

Curso de idiomas
Programa de férias
High School
Work & Travel
Extensão Universitária
Programas Profissionalizantes
Travel Plus
Study Abroad